Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ambulâncias do Samu em Cuiabá estão sem oxigênio

Midia News
A falta do produto atinge quase todas as nove ambulâncias do Samu
Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) denunciam que falta oxigênio nas ambulâncias, colocando a vida das vítimas em perigo.

"A situação está um caos. Estamos sem materiais, faltam medicamentos, mas ficar sem oxigênio é demais. Os médicos ameaçam parar de trabalhar. O que vamos ofertar para estabilizar o paciente?", questionou um dos servidores do Samu, que confirmou a situação.

A falta do produto atinge quase todas as nove ambulâncias do Samu. De acordo com os funcionários, uma das empresas fornecedoras não quis manter contrato com o Estado por falta de pagamento. A SES fez um contrato emergencial há cerca de dois meses, com uma pequena empresa, mas novamente parou de honrar os compromissos assumidos.
 
De acordo com o funcionário do Samu, o uso do oxigênio é primordial no atendimento de pessoas acidentadas, atropeladas e precisa chegar rápido no Pronto-Socorro. "As pessoas podem morrer! Graças a Deus, isso não aconteceu ainda, mas não podemos facilitar e ficar sem oxigênio".

As equipes do Samu têm tomado medidas paliativas como emprestar o produto das policlínicas antes de ir para uma ocorrência. Se a ambulância vai passar perto de uma unidade de saúde, pega o oxigênio, e depois vai para o local da ocorrência, numa 'gambiarra' para salvar vidas.

O funcionário também alegou que os trabalhadores estavam usando luvas vencidas, que não garante proteção suficiente e há riscos de ficar sem alimentação porque a empresa fornecedora não iria mais trabalhar sem receber. Além disso, as ambulâncias estão sem placas

Por meio de uma nota à imprensa, a SES informou que vem trabalhando no sentido de resolver todos os problemas dos serviços prestados pelo Samu  sociedade. O atendimento ao público é feito pelo telefone 192.

Em relação ao oxigênio, a SES também já tomou providências para a compra.

Quanto aos insumos reclamados já foram providenciados, como exemplo os medicamentos e luvas além de material de higienização

As questões de logística já estão sendo solucionadas.

As ambulâncias não têm impedimento de circularem sem emplacamento, pois são veículos oficiais com função definida e caracterizada. A SES recebeu documento de doação das 10 novas ambulâncias do Ministério da Saúde e vai promover o emplacamento junto ao Detran.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário