Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Infecções resistentes a antiobióticos matam 23 mil ao ano nos EUA

Colônias de Clostridium difficile cultivadas em lâmina (Foto: CDC/Divulgação)
Foto: CDC/Divulgação
Colônias de Clostridium difficile cultivadas em lâmina
Dado é de novo relatório do governo sobre doenças bacterianas. Estimativa é que 2 milhões sejam infectados por ano no país
 
Um novo relatório do Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) afirma que, a cada ano, pelo menos 2 milhões de americanos são infectados com bactérias resistentes a  antibióticos e pelo menos 23 mil delas morrem como efeito direto dessas doenças. Além disso, muitas pessoas, afirma o CDC, morrem por outras doenças que são agravadas por alguma infecção resistente a antibióticos.
 
Somente a bactéria Clostridium difficile, classificada pelo centro como “ameaça urgente”,  infecta 250 mil americanos e mata 14 mil por ano. É a primeira vez que o CDC quantifica os efeitos das bactérias.
 
"A resistência antimicrobiana é uma das nossas mais sérias ameaças à saúde. As infecções por bactérias resistentes agora são comuns demais e alguns patógenos até mesmo se tornaram resistentes a múltiplas categorias de antibióticos", alerta Tom Frieden, diretor do CDC, na introdução do relatório.
 
A proliferação de bactérias resistentes a antibióticos se dá por meio de seleção natural: quando um medicamento ataca uma população de micro-organismos, somente aquele indivíduos capazes de suportar a droga sobrevivem e o restante morre. Esses que sobrevivem, no entanto, têm espaço para se proliferar.
 
Uma fonte de bactérias resistentes é o uso de antibióticos na indústria agropecuária. Esses micro-organismos são passados por meio de carne contaminada ou de vegetais adubados com fezes infectadas.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário