Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Anabolizantes são vendidos sem receita pela internet e em farmácias

O Bom Dia Brasil faz agora uma denúncia: os anabolizantes - proibidos porque trazem riscos à saúde - podem ser comprados sem nenhuma dificuldade pela internet.
 
O mercado é clandestino e perigoso, mas sedutor para quem quer aumentar os músculos. "Foi uma indicação de amigo e papo na academia, essas coisas assim. A gente acaba se empolgando com o resultado rápido. Então, a gente vai atrás e acha", diz um usuário.
 
Na internet, as ofertas estão em sites e nas redes sociais. O produtor do Bom Dia Brasil fez contato por e-mail e negociou com um dos vendedores por telefone.
 
"Deca, Hemogenim... Tenho Durateston, Winstrol ou Stanozolol", diz o vendedor por telefone. "Eu trabalho com isso há bastante tempo. Mando para Guarulhos, mando para o Pará, mando para vários lugares e nunca deu rolo até hoje", conta.
 
Três dias depois da compra pela internet o pacote chegou. Quem enviou mora em Ivaté, cidade do Paraná perto da fronteira com o Paraguai. O decanoato de nandrolona, conhecido como Deca, é usado em doses altas para quem quer ganhar massa muscular, uma bomba para a saúde em um frasco de 5 ml.
 
"Existem desde situações mais simples, como paciente que acne, mama, e graças a Deus na maioria das vezes reversíveis, até pacientes que correm risco de vida", afirma o médico endocrinologista Alexandre Hohl.
 
A venda de anabolizantes sem receita médica é crime, com pena prevista de 10 a 15 anos de prisão. "Tomou conhecimento desse tipo de situação, leve imediatamente ao conhecimento das autoridades porque normalmente esse tipo de conduta é uma conduta criminosa", diz o delegado Claudio Monteiro.
 
Depois que a Anvisa aumentou a fiscalização nas farmácias, alguns usuários passaram a recorrer a anabolizantes para cavalos. Esses produtos são usados no tratamento dos animais e só podem ser vendidos com receita de um médico veterinário.
 
Produtor: O senhor tem Equifort?

 Vendedor: Sempre tem, né...

 Produtor: Toma no braço como se fosse uma injeção comum?

 Vendedor: Aham...
 
"Para o consumidor a orientação é que não utilize nunca um medicamento de uso veterinário. Não foi testado... Mesmo que se trate do mesmo princípio ativo, às vezes pode prejudicar a saúde das pessoas", alerta o veterinário Fernando Izaak.
 
O medicamento adquirido pela reportagem foi entregue à Vigilância Sanitária.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário