Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Como fazer a criança desenvolver gosto por alimentos saudáveis

Como fazer a criança desenvolver gosto por alimentos saudáveis Divulgação/Stock Photos
É recomendável testar alimentos preparados de diferentes formas
Segundo pediatra, é essencial que os pais deem bons exemplos para os filhos
 
Os primeiros anos de vida são fundamentais para alicerçar bons hábitos alimentares. Mas como introduzir comidas saudáveis no cardápio da criança? Segundo o pediatra da Unimed Jorge de Azevedo, não há uma única regra para resolver o problema, já que as causas variam de criança para criança.

— É preciso ser observador e procurar entender a causa deste tipo de comportamento. Muitas vezes, é uma forma de expressar algum outro sentimento, que pode ser até a própria carência — explica.

Segundo ele, é essencial, também, que os pais deem bons exemplos, já que os filhos percebem quando estão lhe oferecendo algo que nem mesmo eles gostam de comer.

O pediatra recomenda, ainda, que é necessário introduzir as frutas na idade correta, ou seja, quando o pequeno já tem a capacidade de digeri-las. Do contrário, as primeiras experiências podem não ser agradáveis, com o surgimento de cólicas e até mesmo diarreia e vômitos.

— Em crianças que são amamentadas exclusivamente no seio materno, as primeiras frutas devem ser introduzidas aos seis meses de vida. Naquelas em que é dado outro leite, não somente o materno, pode iniciar com o suco de laranja, aos quatro meses de vida — recomenda Azevedo.

O pediatra aconselha escolher frutas sem acidez, de preferência as da época, pois costumam ser de melhor qualidade e mais baratas. Um segredinho para melhorar a aceitação nas primeiras vezes é diminuir ainda mais a acidez, tornado a fruta mais doce, mas sem adicionar açúcar — no caso da maçã, banana e pera, oferecer assada, por exemplo.

De acordo com o médico, é perfeitamente possível "enganar" a criança, colocando um alimento em diferentes receitas para testar a sua aceitação. É recomendável, também, testar alimentos preparados de diferentes formas.

Algumas dicas para desenvolver bons hábitos alimentares
— Os pais devem dar bom exemplo. A assertiva "faça o que eu digo e não o que eu faço" não costuma funcionar nas relações pais e filhos

— Se a criança já tem idade e condições de consumir todos os alimentos saudáveis, uma boa prática é a família fazer as refeições em conjunto, utilizando esses mesmos alimentos

— É muito importante manter um horário rotineiro para as refeições em família, sem que isso interfira na hora de dormir e despertar da criança

— Os pequenos não devem brincar ou assistir TV durante a refeição, já que a atenção da ação principal fica desviado para outra atividade

— Quanto mais tarde a criança conhecer os doces, salgadinhos e refrigerantes, melhor. São alimentos desnecessários do ponto de vista nutricional

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário