Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Horário irregular para dormir afeta desenvolvimento infantil, aponta pesquisa

Horário irregular para dormir afeta desenvolvimento infantil, aponta pesquisa Stock.xchng/Stock.xchng
Segundo os pesquisadores, a irregularidade nos horários pode
perturbar os ciclos naturais do organismo
Falta de rotina tem efeito similar a diferença de fuso horário
 
As crianças que não têm horário para dormir correm maior risco de enfrentar problemas de desenvolvimento e de comportamento, revela um estudo britânico publicado nesta segunda-feira na revista americana "Pediatrics".
 
— Não ter horários fixos para dormir cria um estado físico e mental nas crianças similar ao efeito provocado pela diferença de fuso horário, o que é nefasto para o desenvolvimento saudável e a atividade diária — explica o professor Yvonne Kelly, epidemiologista da Universidade College London (UCL) e principal autor do estudo.
 
Segundo os pesquisadores, a irregularidade nos horários pode perturbar os ciclos naturais do organismo e provocar uma falta de sono que coloca em risco o desenvolvimento do cérebro e a capacidade de controlar certos comportamentos.
 
— Sabemos que os primeiros anos de desenvolvimento das crianças têm uma profunda influência na saúde e no bem-estar durante toda sua vida. As perturbações do sono, especialmente em momentos-chave do crescimento, podem ter importantes consequências para a saúde durante toda a vida — destaca Kelly.
 
Os autores analisaram dados sobre os hábitos de sono de mais de 10 mil crianças — com três, cinco e sete anos — no Reino Unido, incluindo seu comportamento, por meio de depoimentos de pais e professores.
 
O estudo estabeleceu um vínculo clínico e estatístico muito claro entre horários irregulares para dormir e problemas entre as crianças, resultado da mudança de seus ciclos circadianos, já que a falta de sono afeta o desenvolvimento do cérebro.
 
— Parece que os efeitos nefastos dos hábitos irregulares para dormir são reversíveis — explica o professor Kelly, que defende que pediatras controlem os problemas do sono com exames periódicos.

AFP/Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário