Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Com infiltrações, Hospital do Andaraí suspende cirurgias


Fachada do Hospital do Andaraí: obras da emergência estão paradas
Foto: Agência O Globo / Gabriel de Paiva/19-04-2013
 Agência O Globo Gabriel de Paiva/19-04-2013
Fachada do Hospital do Andaraí: obras da emergência estão paradas 
Vigilância Sanitária encontra irregularidades no setor de esterilização
 
RIO — O Hospital do Andaraí suspendeu todas as 21 cirurgias eletivas que deveriam ter sido realizadas na última sexta-feira. Procedimentos importantes, como desentupimento vascular de artéria, reconstrução de mama e hérnia umbilical, tiveram que ser cancelados após a Vigilância Sanitária estadual interditar a central de material e esterilização do hospital. De acordo com médicos, o setor tinha problemas de infiltração. A direção do Andaraí, por meio do Ministério da Saúde, informou que a regularização das cirurgias deve ocorrer até amanhã. Todos os procedimentos deverão ser remarcados.
 
— Há casos de pessoas com tumores esperando na fila há dois meses. Serão prejudicadas com a suspensão das cirurgias — disse um médico, que pediu para não ser identificado.
 
Elevador com pacientes e entulho
O defensor público da União Daniel Macedo contou que pediu a presença da Vigilância Sanitária no hospital depois que fez uma inspeção na unidade, em julho. Na ocasião, ele lembra que também constatou falta de insumos e medicamentos na unidade hospitalar.
 
— A pessoa que está doente na fila já sofre com a patologia, e a suspensão da sua cirurgia de forma inesperada traz mais um problema psicológico para ela — avalia o defensor que acrescenta: — O problema da falta de condições de atendimento no Andaraí, que é o pior dos seis hospitais federais do Rio, se arrasta há anos. Na minha última vistoria, um mesmo elevador foi flagrado transportando cadáver, paciente e entulho.
 
O defensor vai enviar ofício ao Ministério da Saúde pedindo informações sobre as cirurgias canceladas: a relação nominal dos pacientes, as patologias de cada um deles e as indicações cirúrgicas. Ele disse ainda que pedirá ao ministério que os doentes com os procedimentos suspensos sejam operados imediatamente em outras unidades da rede.
 
— As obras da emergência do hospital estão paradas. Até uma árvore cresceu no terreno. A maternidade está fechada há três anos. Faltam anestesistas. Os elevadores estão um caos — enumerou um outro médico, que também pediu para não ser identificado.
 
Por meio de nota, a Vigilância Sanitária estadual informou que determinou a interdição do setor de esterilização do Andaraí depois de ter constatado irregularidades em uma inspeção realizada anteriormente. “Para reabrir a central, a unidade deve cumprir as adequações solicitadas e, então, pedir uma nova inspeção que comprove que as exigências foram cumpridas”, diz a nota. O Hospital do Andaraí foi autuado e pode ter que pagar multa.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, até que todas as irregularidades estejam sanadas, a esterilização do material cirúrgico será feita em outras unidades da rede. Segundo o ministério, no último fim de semana e ontem — feriado dos servidores públicos — não estavam marcadas cirurgias eletivas, apenas procedimentos de emergência.
 
O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, criticou o cancelamento das cirurgias:
— É uma medida paliativa que prejudica muita gente.
 
Em junho, agentes da Polícia Federal fizeram operação no Andaraí para apurar denúncia de desvio de medicamentos, depois que três servidores foram denunciados pelo Ministério Público Federal.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário