Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Opção dos colegas pode influenciar escolha do cardápio em restaurantes, diz pesquisa

Opção dos colegas pode influenciar escolha do cardápio em restaurantes, diz pesquisa Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Satisfação pessoal aumenta quando escolhemos as mesmas
opções do cardápio que nossos acompanhantes
Pesquisadores recomendam sair com amigos que fazem tenham alimentação saudável
 
Se você quer fazer uma refeição saudável quando for comer fora, o recomendado é que você opte por sair com amigos que fazem escolhas alimentares saudáveis. Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que, quando um grupo de pessoas come junto em um restaurante em que os clientes devem indicar a sua escolha de alimentos em voz alta, os colegas tendem a selecionar os itens das mesmas categorias do cardápio.
 
— Uma das conclusões da pesquisa é que as pessoas querem ser diferentes, mas não tão diferentes assim. Queremos nos encaixar com as pessoas com as quais estamos fazendo a refeição. Vai contra a expectativa das pessoas quando optamos por algo diferente — disse a economista especializada em alimentação Brenna Ellison.
 
Brenna analisou os recibos de almoço de um restaurante em Stillwater, Oklahoma, por um período de três meses. Uma seção do local era composta por um grupo de controle, com clientes recebendo cardápios apenas com o item e o preço. Outra seção recebeu cardápios com a quantidade de calorias calculada por item. E numa terceira seção, os clientes tinham a contagem de calorias e um semáforo que indicava faixas calóricas: itens com a cor verde continham 400 calorias ou menos, os itens de sinalizados com amarelo tinha entre 401 e 800 calorias, e os de luz vermelha continham mais de 800 calorias.
 
— A grande descoberta desta pesquisa é que as pessoas eram mais felizes quando faziam escolhas semelhantes das pessoas sentadas ao seu redor. Se os meus colegas estão pedindo itens com muitas calorias ou gastando mais dinheiro, então eu também sou mais feliz, ou pelo menos, menos infeliz, se eu também pedir alimentos com muitas calorias e gastar mais dinheiro — afirmou Ellison.
 
Segundo a pesquisa, a satisfação pessoal aumenta quando a escolha alimentar das pessoas com quem estamos comendo for a mesma que a nossa.
 
— Dada essa constatação, nós pensamos que seria quase melhor andarmos com os amigos mais saudáveis — conclui Ellison.
 
A pesquisa sugere ainda que, na hora almoçar em grupo, é sempre melhor ser o primeiro a pedir, porque a primeira pessoa é o única que realmente consegue o que quer.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário