Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de outubro de 2013

Paraibano comemora atendimento de médicos estrangeiros

Estado da Paraíba conta hoje com 50 profissionais do Programa Mais Médicos
 
O Estado da Paraíba conta hoje com 50 profissionais do Programa Mais Médicos. Destes, 37 são brasileiros formados no Brasil, 12 estrangeiros e um brasileiro formado em Cuba. O programa faz parte de um amplo pacto visando a melhoria nos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O município de Baía da Traição, que fica no litoral norte do Estado, desde o dia 1º de outubro, conta com os cuidados do médico espanhol Rafael Angel Quinta Frutos e, apesar do pouco tempo, a população já vê as melhorias nos cuidados com a saúde da população.

Segundo Iara Gabriel Soares, de 23 anos, moradora da Aldeia Galego, já é evidente a melhoria no atendimento médico do município. “Melhorou muito, principalmente a frequência dos médicos. Isso está ajudando muito, porque antes o pessoal chegava a se automedicar, pois não tinha médico. Com frequência tínhamos que nos deslocar para outras cidades em busca do atendimento já que não havia médico. Agora nós temos médicos aqui, por esse motivo a população está bem satisfeita”, disse a estudante.

Segundo Taciana Fidelis de Lima, 27 anos, mãe da pequena Leandra Mirela, de 3 anos, moradora da Aldeia Acajutibiró, mesmo quando tinha médico, o atendimento era complicado. “Antigamente, mesmo quando tinha médico aqui era uma loucura, a gente tinha que fazer ficha muito cedo, às 5h da manhã. Cheguei a ir a João Pessoa em busca de atendimento. Hoje não tenho mais esse problema para buscar atendimento para mim e para minha filha”, comemorou a mãe que procurou atendimento para a filha por apresentar sintomas de gripe.

A aposentada Marluce de Araújo, de 60 anos, também comemorou a chegada do médico espanhol. “Antigamente era uma dificuldade muito grande para ter acesso ao médico. Vínhamos ao posto e geralmente não tinha médico. Os pacientes tinham que ir para Rio Tinto ou Mamanguape, ou até mesmo João Pessoa. Agora isso não acontece mais. Foi uma mudança excelente. Estamos felizes e aliviados porque agora temos assistência”, disse a aposentada, que estava sendo atendida pelo médico estrangeiro pela primeira vez para mostrar exames e na saída recebeu medicamentos.

De acordo com o secretário de Saúde de Baía da Traição, José Carlos Cosme dos Santos, com a chegada do médico enviado pelo programa federal, a intenção é diminuir os atendimentos ambulatoriais nos PSFs e tornar mais frequente as visitas dos agentes de saúde e médicos nas residências. O médico espanhol Rafael Quinta Frutos está feliz com a recepção da população local e elogiou a iniciativa. “O governo e a prefeitura estão fazendo o melhor possível. Chegando aqui não encontrei nada excepcional, mas faltavam médicos. Muitos pacientes com gripe, especialmente crianças. Quero realizar um trabalho contínuo e devolver uma saúde de qualidade e todo o carinho que tenho recebido aos pacientes. Eles necessitam de atenção”, disse o profissional de saúde.

De acordo com a técnica da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Gilvânia Alves Silva, a experiência está sendo produtiva para a Paraíba. “Tivemos apenas 10 desistências, o que nos dá um saldo positivo de 50 médicos atuando com o paciente, no Programa de Saúde da Família. A Paraíba só tem a ganhar com esse programa, e eu acredito muito no sucesso do programa que afinal já está dando certo”, disse a gestora.

Gilvânia lembrou que o Programa Mais Médicos terá vários ciclos e agora, no segundo ciclo, o estado está recebendo 26 médicos brasileiros, e posteriormente, estrangeiros, pois estes vêm para os locais onde ainda existam vagas em aberto. “Ainda temos uma dificuldade muito grande de contratar médicos para algumas áreas, principalmente pro sertão, e áreas de difícil acesso. Os médicos estrangeiros vão justamente suprir essa necessidade. Nós, que fazemos parte do Governo do Estado e estamos à frente do programa estamos aprendendo muito com os médicos estrangeiros, pois eles vieram para o Brasil com muita humildade e desprendimento. Eles vieram realmente em forma de missão, buscando ajudar as pessoas, o povo brasileiro, e isso é muito bonito e gratificante”, concluiu.

Programa
Lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros. Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.
 
SecomPb

Nenhum comentário:

Postar um comentário