Foto: Santlov / Instagram @santlov Miniatura do cowboy Woody recria cenas do cotidiano que são postadas no instagram |
Cuidado, "Instagrammers"! Provavelmente, vocês precisarão parar de tirar tantas fotos daquele banquete da sexta-feira a noite.
Pesquisadores da Universidade Brigham Young (BYU) descobriram que olhar muitas fotos de comida pode fazer com que você aproveite menos a sua refeição, já que terá a sensação de que já experimentou aquele alimento.
Segundo o co-autor do estudo e professor da Universidade, Ryan Elder, às vezes, as pessoas tem um sentimento que chama-se tédio sensorial, ou seja, cansar do gosto dos alimentos mesmo sem comê-los.
Junto com Jeff Larson, também co-autor da pesquisa e professor de marketing na Escola Marriott de Administração da BYU, eles descobriram que o que faz isso acontecer é o excesso de exposição às imagens, o que aumenta a saciedade das pessoas.
Para chegar a essa conclusão, a dupla recrutou 232 voluntários. Metade dos participantes olhou fotos de doces, como bolos, trufas e chocolates, enquanto a outra metade examinou fotos de salgados, como batatas-fritas e pretzels.
Depois de avaliar as imagens com base em quão apetitosa a comida parecia, cada voluntário comeu amendoins — um petisco salgado. No final, aqueles que olharam fotos de alimentos salgados aproveitaram menos o amendoim, mesmo que não tivessem examinado ele durante a pesquisa.
Embora os autores tenham concluído que o efeito fica mais forte a medida de quantas fotos a pessoa vê, ela também precisa examinar um número razoável até sentir o "tédio sensorial".
Elder, Larson e Joseph Redden, professor da Universidade de Minnesota, publicaram os resultados no Journal of Consumer Psychology.
Pesquisadores da Universidade Brigham Young (BYU) descobriram que olhar muitas fotos de comida pode fazer com que você aproveite menos a sua refeição, já que terá a sensação de que já experimentou aquele alimento.
Segundo o co-autor do estudo e professor da Universidade, Ryan Elder, às vezes, as pessoas tem um sentimento que chama-se tédio sensorial, ou seja, cansar do gosto dos alimentos mesmo sem comê-los.
Junto com Jeff Larson, também co-autor da pesquisa e professor de marketing na Escola Marriott de Administração da BYU, eles descobriram que o que faz isso acontecer é o excesso de exposição às imagens, o que aumenta a saciedade das pessoas.
Para chegar a essa conclusão, a dupla recrutou 232 voluntários. Metade dos participantes olhou fotos de doces, como bolos, trufas e chocolates, enquanto a outra metade examinou fotos de salgados, como batatas-fritas e pretzels.
Depois de avaliar as imagens com base em quão apetitosa a comida parecia, cada voluntário comeu amendoins — um petisco salgado. No final, aqueles que olharam fotos de alimentos salgados aproveitaram menos o amendoim, mesmo que não tivessem examinado ele durante a pesquisa.
Embora os autores tenham concluído que o efeito fica mais forte a medida de quantas fotos a pessoa vê, ela também precisa examinar um número razoável até sentir o "tédio sensorial".
Elder, Larson e Joseph Redden, professor da Universidade de Minnesota, publicaram os resultados no Journal of Consumer Psychology.
Zero Hora
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