Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de outubro de 2013

Segundo pesquisa, olhar fotos de alimentos pode tirar o apetite

Segundo pesquisa, olhar fotos de alimentos pode tirar o apetite Santlov/Instagram @santlov
Foto: Santlov / Instagram @santlov
Miniatura do cowboy Woody recria cenas do cotidiano que
 são postadas no instagram
Pesquisadores associam isso a um sentimento conhecido como tédio sensorial, ou seja, cansar do gosto dos alimentos mesmo sem comê-los
 
Cuidado, "Instagrammers"! Provavelmente, vocês precisarão parar de tirar tantas fotos daquele banquete da sexta-feira a noite.

Pesquisadores da Universidade Brigham Young (BYU) descobriram que olhar muitas fotos de comida pode fazer com que você aproveite menos a sua refeição, já que terá a sensação de que já experimentou aquele alimento.

Segundo o co-autor do estudo e professor da Universidade, Ryan Elder, às vezes, as pessoas tem um sentimento que chama-se tédio sensorial, ou seja, cansar do gosto dos alimentos mesmo sem comê-los.

Junto com Jeff Larson, também co-autor da pesquisa e professor de marketing na Escola Marriott de Administração da BYU, eles descobriram que o que faz isso acontecer é o excesso de exposição às imagens, o que aumenta a saciedade das pessoas.

Para chegar a essa conclusão, a dupla recrutou 232 voluntários. Metade dos participantes olhou fotos de doces, como bolos, trufas e chocolates, enquanto a outra metade examinou fotos de salgados, como batatas-fritas e pretzels.

Depois de avaliar as imagens com base em quão apetitosa a comida parecia, cada voluntário comeu amendoins — um petisco salgado. No final, aqueles que olharam fotos de alimentos salgados aproveitaram menos o amendoim, mesmo que não tivessem examinado ele durante a pesquisa.

Embora os autores tenham concluído que o efeito fica mais forte a medida de quantas fotos a pessoa vê, ela também precisa examinar um número razoável até sentir o "tédio sensorial".

Elder, Larson e Joseph Redden, professor da Universidade de Minnesota, publicaram os resultados no Journal of Consumer Psychology.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário