Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vitaminas: cuidado com a falta e o excesso

Todo mundo deve estar careca de saber que o organismo precisa de vitaminas para cumprir suas atividades.
 
Ao todo, o corpo humano necessita de 13 tipos para ter um funcionamento normal. Uma alimentação correta e balanceada pode evitar o surgimento da insônia, do raquitismo, da osteoporose, da anemia, da seborreia, da dor de cabeça, da dermatite, da diarreia, da depressão, dos cálculos renais, entre outras doenças.
 
Quem acompanha o Universo Jatobá já aprendeu bastante sobre o poder da nutrição adequada para a saúde e o bem estar. “Por não serem produzidas pelo organismo, exceto a vitamina D que é gerada em pequena quantidade, é extremamente importante realizar dietas balanceadas e ricas em vitaminas, pois elas beneficiam as funções dos órgãos”, explica a Dra. Ligia Raquel Brito, clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
 
As vitaminas são divididas entre lipossolúveis e hidrossolúveis. As lipossolúveis, como A, D, E e K, são absorvidas junto com as gorduras e podem acumular no organismo e alcançar níveis tóxicos. Já as vitaminas solúveis em água, as chamadas hidrossolúveis, são as presentes no complexo B e na vitamina C. Eliminadas pela urina, essas vitaminas não acumulam no organismo e, por isso, devem ser consumidas diariamente para reposição.
 
“As vitaminas não funcionam como constituintes do nosso corpo ou como fonte de energia, mas são indispensáveis para que ele possa funcionar. Apesar de existirem no corpo em quantidades mínimas, cada vitamina tem um papel importante no funcionamento de alguma parte do organismo ou na formação de determinado tecido ou órgão”, esclarece.
 
Com funções diferentes, as vitaminas são importantes para a estrutura dos ossos (D), resistência dos dentes (A e D), cicatrização de feridas (A, E e K), interrupção de hemorragias (K) e anemia (B). Mas é preciso prestar atenção à quantidade de suplementos e remédios vitamínicos, que devem ser consumidos apenas com acompanhamento clínico e laboratorial.
 
Segunda a nutricionista Katia Terumi, são recomendadas cerca de 100 gramas de cada vitamina diariamente.
 
E se faltar?
Confira uma lista de doenças causadas pela carência de determinadas vitaminas no organismo:
 
Vitamina A: Problemas de visão, secura na pele, diminuição de Glóbulos vermelhos e formação de cálculos renais.

Vitamina D: Raquitismo e Osteoporose.

Vitamina E: Dificuldades visuais e alterações neurológicas.

Vitamina K: Deficiência na coagulação do sangue e hemorragias.

Vitamina B1: Beribéri

Vitamina B2: Inflamações na língua, anemias e seborreia.

Vitamina B5: Fadigas, cãibras musculares e insônia.

Vitamina B6: Seborreia, anemia e distúrbios de crescimento.

Vitamina B12: Anemia perniciosa.

Vitamina C: Escorbuto.

Vitamina H: Eczemas, exaustão, dores musculares e dermatite.

Vitamina M ou B9: Anemia megaloblástica e doenças do tubo neural.

Vitamina PP ou B3: Insônia, dor de cabeça, dermatite, diarreia e depressão.
 
Nem falta, nem excesso. Consulte o seu nutricionista e entre na rotina do cardápio equilibrado.
 
Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário