Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de outubro de 2013

SES reforça alerta para a aquisição de medicamentos fabricados no Paraguai

A recomendação da Vigilância Sanitária é de que estes medicamentos não
 sejam consumidos
Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Saúde (SES), através da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária em parceria com as Vigilâncias Municipais, reforçam o alerta sobre a aquisição de medicamentos para tosse ou gripe adquiridos no Paraguai.
 
De acordo com a Vigilância Estadual, a recomendação é de que não sejam consumidos os seguintes medicamentos: - Mentovick xarope;- Tegnogrip Plus Núcleo (comprimido);- Tegnogrip BB xarope;- Medibron xarope;- Bronolex gotas orais;- Bronalar xarope.
 
O alerta emitido pela Vigilância Sanitária é referente aos casos de intoxicação registrados nos municípios de Dourados e Ponta Porã após o uso destes medicamentos. De acordo com a Vigilância Sanitária, a suspeita é de que o princípio ativo "Dextrometorfano" tenha sofrido uma modificação em sua fabricação, sendo convertido em "Levometorfano", um forte sedativo e que provoca grave depressão respiratória. Os sintomas são falta de ar, sonolência, cianose (lábios roxos) e podem causar óbito.
 
A Vigilância também pede que a população não se automedique ou consuma qualquer medicamento sem a orientação médica ou farmacêutica. 
 
Caso algum dos medicamentos tenha sido adquirido, a Vigilância Sanitária pede que a população os entregue em uma unidade de saúde mais próxima ou na Vigilância Sanitária de seu município. Caso, após tomar algum medicamento, o paciente apresente qualquer sintoma anormal ou citado anteriormente, principalmente a dificuldade de respirar e sonolência, é necessário que procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima.
 
No momento da consulta lembrar de informar ao médico se tomou algum medicamento, e se possível levar o medicamento. Para informar casos de intoxicação por medicamentos, o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) disponibiliza o atendimento 24 horas através do telefone 0800 722 6001.
 
Jusclip

Nenhum comentário:

Postar um comentário