Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Estudo associa ingestão de grãos integrais a queda no risco de mortalidade

Pesquisa avaliou dados de mais de 100 mil pessoas nos Estados Unidos
 
Comer mais grãos integrais pode reduzir o risco de morte — especialmente em decorrência de doenças cardíacas — em até 15%, de acordo com um estudo da Harvard School of Public Health (HSPH). Segundo a pesquisa, o farelo, um componente de alimentos integrais, foi associado a efeitos benéficos semelhantes.
 
A ingestão do farelo de grãos integrais foi relacionada com uma diminuição de até 6% do risco de mortalidade total e de até 20% por doenças cardiovasculares. O estudo foi publicado nesta segunda-feira no JAMA Internal Medicine, um portal que reúne as mais recentes descobertas médicas.
 
—Este estudo vai ao encontro das diretrizes alimentares atuais que promovem grãos integrais como um dos principais alimentos saudáveis para a prevenção das principais doenças crônicas — disse Qi Sun, autor da pesquisa.
 
Dados de mais de 74 mil mulheres e mais de 43 mil homens, colhidos entre 1980 e 2010, foram analisados. Os pesquisadores avaliaram informações como idade, tabagismo, índice de massa corporal, atividade física e dieta. Eles descobriram que a ingestão de grãos integrais foi associada a um risco de até 9% menos mortalidade geral e à diminuição de 15% do risco de mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares.
 
Quem substituiu grãos refinados e carnes vermelhas por grãos integrais também teve benefícios para a saúde. A substituição de uma porção diária de grãos refinados por integrais reduziu a mortalidade em 8%. Já os que deixaram de comer carne vermelha para ingerir grãos integrais tiveram 20% menos chances de morrer em decorrência de doenças cardíacas.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário