Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Descasquei, e agora?

Abusou do sol e descascou? Nada de sair puxando as pelinhas: aprenda a cuidar da descamação para não prejudicar a pele
Abusou do sol e descascou? Nada de sair puxando as pelinhas:
aprenda a cuidar da descamação para não prejudicar a pele
Abusou do sol? Tudo bem, acontece. Agora aprenda a lidar com as queimaduras e ‘descascados’ da melhor forma possível, para não prejudicar sua pele
 
Chegou o verão, e isso significa que está aberta a temporada de piscina, praia, picolé e, claro, muito sol. Quem tem o hábito de se bronzear já sabe bem que é preciso usar muito protetor solar. Mas esquecimentos e descuidos acontecem. E, nesses casos, para quem tem a pele mais clara, “descascar” é praticamente uma certeza.
 
Em primeiro lugar, é importante entender o que causa a queimadura de sol e a descamação. “O corpo tem uma capacidade natural e geneticamente determinada de produzir melanina, o pigmento que protege o DNA. Algumas pessoas produzem bastante, outras quase não produzem. Essas últimas nem chegam a se bronzear e se queimam com facilidade”, explica a dermatologista Carolina Marçon. Por isso, pessoas muito brancas devem usar mais protetor e roupas e acessórios para se proteger.
 
Quando a queimadura acontece, deve-se avaliar a sua gravidade. Se for muito intensa, apresentar bolhas e muita sensibilidade, é recomendada a ida a um pronto socorro, onde podem receitados medicamentos. Preste bastante atenção se há desidratação extrema, tontura e mal estar, pois o quadro pode ser de insolação.
 
Quem não abusou tanto assim do sol, mas mesmo assim virou um camarãozinho na praia, precisa ter mais paciência do que preocupação. “A pele exposta em excesso ao sol entra em processo inflamatório, por isso fica vermelha e arde. Depois disso, a pele começa a ficar muito ressecada e a descascar”, explica a dermatologista Luciane Scattone.
 
A descamação acontece porque a camada superficial da pele está muito danificada e entra em processo de renovação. “Quando começar a descascar, evite tomar banhos quentes e usar sabonete, pois isso desidrata mais a pele”, recomenda a dermatologista Luciana Hitomi.
 
Além disso, existem produtos que podem ser aplicados sobre a pele e dão sensação de alívio: “Se a ardência e a coceira estiverem insuportáveis, procure loções com aloe vera, calamina e outros ingredientes que refrescam e acalmam a pele”, indica a dermatologista Renata Roxo. “Se a queimadura for no couro cabeludo, um xampu com camomila pode ajudar bastante”, complementa Renata.
 
O que nunca, em hipótese alguma, se deve fazer é puxar as peles soltas. Sim, é difícil resistir, mas quando arranca-se a pele, expõe-se as camadas inferiores que ainda não estão prontas para as agressões do ambiente. É por isso que, quando estiver descascando, não se deve tomar sol: a pele nova é fina e delicada, por isso mancha e queima com muita facilidade.
 
Para ajudar a pele a se renovar, use e abuse do hidratante. “Quanto mais você hidratar a pele, menos a pele se solta e o processo de renovação é mais tranquilo”, indica Luciana. Outras atitudes simples que ajudam a pele nessa fase são: evitar produtos com muito perfume ou corantes, e evitar usar maquiagem - pois a pele está mais irritável e pode ter uma reação alérgica -, usar roupa de algodão e de tecidos naturais - que esquentam menos e deixam a pele respirar - e não usar bucha nem esfoliante, pois isso agride mais a pele e expõe as camadas imaturas.
 
Para evitar todo esse sofrimento, não desafie o sol e se proteja. É sempre melhor prevenir que remediar.
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário