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terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Bebida customizável chega ao Brasil atrás de nicho de mercado

A escolha do Brasil para ser o primeiro mercado no mundo a receber Drinkfinity foi feita pela cultura de ditar tendências; sabores são inspirados em frutos brasileiros
Drinkfinyti/Divulgação: A escolha do Brasil para ser o primeiro
mercado no mundo a receber Drinkfinity foi feita pela cultura
de ditar tendências; sabores são inspirados em frutos brasileiros
Lançamento foi feito simultaneamente em São Paulo e em San Franciso (EUA); inventor norte-americano conseguiu apoio da PepsiCo para criação de startup
 
Imagine uma bebida descolada, testada durante dois anos por um grupo de 50 pessoas "cool" e criativas (denominadas beta), que deram seus pitacos em sabores e modelos inovadores de garrafas.
 
Os testes levaram ao lançamento de Drinkfinity, bebida funcional que é preparada na hora, com a “explosão” de cápsulas que trazem vitaminas sintetizadas de frutos em pó e na forma líquida, que se misturam instantaneamente, em um efeito bonito de cores.
 
A bebida foi lançada em outubro simultaneamente em San Francisco, nos Estados Unidos, e em São Paulo. Procuradasa Ambev e Coca-Cola informaram não ter nenhum produto similar em desenvolvimento.
 
Drinkfinity chega ao mercado para concorrer com as categorias de bebidas funcionais (aquelas de academia que prometem te dar energia e pique), saudáveis e inovadoras, que cresceram 12% nos últimos três anos. A bebida foi desenvolvida por Hernan Marina, diretor Global de Drinkfinity, que trabalha para a PepsiCo há anos e hoje tem um startup com esse projeto patrocinada pela multinacional dona da marca Pepsi e dos salgadinhos Elma Chips.
 
"As vendas de Drinkfinity superaram o previsto e o primeiro lote se esgotou na primeira semana. A empresa teve de repor seu estoque rapidamente para dar conta dos pedidos. Com esses ótimos resultados esperamos produzir a bebida no Brasil nos próximos anos", disse o inventor Hernan Marina. Atualmente, o produto é fabricado na China.
 
O Brasil foi escolhido como o primeiro mercado a receber a bebida pela "cultura de ditar tendências e pela paixão e pelo comprometimento que encontramos na nossa comunidade de betas no Brasil", diz Herman.
 
Hernan Marina é o idealizador; no detalhe, um pod de erva-mate e grapefruit, para dar energia antes do exercício físico
Drinkfinity/Divulgação: Hernan Marina é o idealizador;
no detalhe, um pod de erva-mate e grapefruit, para dar
energia antes do exercício físico
Os sabores foram pensados de acordo com o paladar dos brasileiros. "Por isso acreditamos que os consumidores serão bastante receptíveis a essa nova experiência. Além disso, os participantes da fase beta, desde 2012, nos deram inputs e tivemos resultados bastante positivos para chegar ao produto final", relata Herman, que chama a ajuda dos betas de co-criação.
 
O desenvolvimento foi pensando para trazer sincronia aos estilos de vida às necessidade diárias de hidratação. “A intenção é que o consumidor beba água quando quiser e utilize um pod [cápsula] quando desejar algo a mais. Trata-se de uma hidratação com propósito.”
 
São quatro sabores: Live your Day (para quem deseja uma energia extra no trabalho), Take a Break (para um momento de pausa em um dia corrido), Energize (para fornecer mais energia) e Exercise & Play (adequada para quem pretende se exercitar). Cada opção da linha possui ingredientes específicos, como sais minerais, vitamina C Zinco, cafeína e complexo B.
 
Os pods são compostos de ingredientes em pó e líquido, mantidos separados, responsáveis pelo sabor e aroma. Manter esses ingredientes em recipientes diferentes é uma inovação, segundo a empresa, que ajuda a preservar as propriedades de cada nutriente, mantendo os mesmos no melhor estado, antes de serem misturados. A embalagem, de acrílico resistente, é reutilizável e ganhou o nome de vessel. 
 
A PepsiCo não informa os valores investidos, mas aposta no produto para incrementar seu portfólio por possuir um conceito disruptivo e ser uma diferente forma de consumir bebidas.
 
Criação passou por vários processos de concepção
O conceito da bebida começou a ser desenvolvido há sete anos, em um processo iterativo de concepção, criação de protótipos e experiências com consumidores. Herman trabalha na PepsiCo há anos e quando deu forma ao conceito da bebida foi ao presidente de Bebidas da PepsiCo para a América Latina, Luis Montoya, que o apoiou. “Ele foi fundamental como patrocinador do projeto e responsável pelo envolvimento do surgimento dessa startup que é apoiada pela companhia de bebidas.”
 
Por ora, os consumidores encontram a bebida apenas no site oficial da marca. O kit de inicial custa R$ 90 e contém um vessel e dez pods do sabor a ser escolhido. É possível adquirir pacotes de pods com cinco unidades cada por R$ 15.
 
iG

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