Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Está cansado de beber café para ter disposição? Conheça alternativas saudáveis

Prefira beber chá-verde em vez de café. Ele contém menos
 cafeína, causando menos efeitos colaterais, além de antioxidantes
que ajudam no bom funcionamento do corpo
O tradicional cafezinho não precisa ser a bebida de escolha para ter disposição; outros líquidos e hábitos também melhoram o ânimo e, de quebra, são mais saudáveis
 
Beber um pouco de café por dia não faz mal para a maioria das pessoas. Mas, conforme a ingestão desse líquido vai aumentando, a impressão que dá é que ele não funciona mais tão bem como antes, quando o quesito é manter a disposição e tirar o sono que insiste em surgir no meio da tarde. Outras medidas, no entanto, podem trazer até mais disposição e ânimo para enfrentar um dia até seu final. O chá-verde, por exemplo, é uma ótima pedida, já que tem cafeína como o café, porém em menor quantidade, não trazendo alguns efeitos colaterais indesejados. Além disso, ele conta com antioxidantes que ajudam o organismo a funcionar melhor. 
 
Tire um cochilo - algumas mudanças de hábito também colaboram para um dia mais produtivo. Um exemplo é tirar um cochilo. Uma noite mal dormida deixa os reflexos lentos e prejudica muito a saúde como um todo. Dormir bem e tirar um cochilo rápido durante a tarde ajuda na concentração e, consequentemente, na produtividade.
 
Faça uma pausa - outra boa medida para produzir é... parar de produzir por um tempo. Fazer uma pausa no trabalho durante o dia ajuda o corpo a voltar com mais ânimo em seguida. Mas não precisa ser nada demorado: levantar, caminhar, alongar-se ou fazer uma ligação pessoal já ajuda o cérebro a se concentrar melhor depois.
 
Nada de fugir dos exercícios físicos - para aqueles que quando estão cansados fogem da academia, é necessário saber que o problema só vai aumentar. Esforçar-se, mesmo sem ânimo no início, para exercitar-se, é essencial. Os exercícios físicos regulares são amigos do cérebro. Um estudo publicado no periódico científico British Medical Journal mostrou que praticar atividade física de 10 a 40 minutos aumenta a concentração, já que a prática manda mais sangue ao cérebro. Os benefícios ainda se prolongam por até três horas depois da atividade. Que tal subir alguns lances de escada se não tiver tempo de ir caminhar na rua ou exercitar-se na academia? 
 
Leia também:

Sono e cansaço frequentes podem ser consequência da má alimentação

Pesquisa mostra que brasileiro está cansado e que isso prejudica o sexo, a produtividade e a prática esportiva

Muito cansado? Conheça 14 causas que podem estar por trás de sua fadiga

Fadiga adrenal pode levar a excesso de cansaço

Nove sinais que indicam baixa testosterona em homens


Coma chocolate amargo - chocolate amargo tem cafeína e muitos antioxidantes. Além disso, ajuda a liberar serotonina, um hormônio que só traz felicidade. Não obstante, contém também flavonóides, que ajudam na circulação sanguínea, oxigenando melhor o cérebro e aumentando a concentração. Só não exagere na dose, afinal, ninguém quer extrapolar nas calorias, não?
 
Aumente a temperatura do ambiente de trabalho - a maioria das pessoas prefere trabalhar sob o ar-condicionado e até usar blusas no escritório, afinal, é confortável. Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que quem trabalha em um ambiente abaixo de 20ºC tem 44% mais propensão a cometer erros e eram bem menos produtivos do que quem trabalhava em ambientes com mais de 25ºC. Isso acontece porque, em um ambiente frio, o organismo concentra suas energias para aquecer o corpo, "roubando" energia do cérebro, que sofre com uma falta de concentração. Carregar um suéter pode evitar esse tipo de problema. 
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário