O que é
É um exame indolor, simples, seguro e não invasivo, que usa uma fonte de raio X de baixa intensidade radioativa para captar e analisar por computador o teor de cálcio e de outros minerais contidos nos ossos.
Para que serve
Desde 1994 o exame é considerado pela Organização Mundial de Saúde como padrão ouro para o diagnóstico da osteopenia e da osteoporose – doenças caracterizadas pela redução da capacidade do organismo de formar o osso.
Como é feito
O paciente é deitado em uma máquina que capta as imagens de forma semelhante ao exame de raio X. Em todos os pacientes são examinados a coluna e o quadril.
Preparo
Gravidez, peso acima de 120 quilos, realização de exames com contraste nas duas semanas anteriores são situações que impedem a realização da densitometria óssea. Uso de medicação deve ser informado no agendamento do exame.
Valores de referência
Normal: valores de DMO na coluna lombar igual ou maior que 1,05 g/cm² e igual ou maior que 0,83 g/cm² no colo do fêmur (osso da coxa)
Baixa massa óssea: valores de DMO na coluna lombar entre 1,05 e 0,88 g/cm² e entre 0,83 e 0,71 g/cm² no colo do fêmur
Osteoporose: valores de DMO na coluna lombar igual ou menor que 0,88 g/cm² e igual ou menor que 0,71 g/cm² no colo do fêmur
Densitometria Óssea do Fêmur
Nenhum comentário:
Postar um comentário