Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pacientes criam confraria e blog para enfrentar tratamento contra o câncer

A Confraria dos Irradiados reúne 12 pacientes que tiveram que se descolar à Capital para as sessões de radioterapia

Diante da rotina desgastante entre as idas e vindas de Porto Alegre, um grupo de pacientes de Caxias do Sul, na Serra, resolveu lidar com o problema que passavam de uma forma diferente. Eles criaram a Confraria dos Irradiados, composta por 12 pessoas cuja doença fazia com que fossem diariamente à Capital para as sessões de radioterapia:

— No início, a ansiedade é muito grande, e o grupo é fundamental para que possamos seguir adiante — comenta o aposentado José Mário Andonini, 73.

Criada há cerca de 40 dias, a Confraria se tornou um suporte emocional para enfrentar os obstáculos enfrentados pelo câncer. Diante de tanto ânimo, eles criaram também um blog para compartilhar as experiências:

— Sozinhos, não enfrentamos os problemas — ressalta Sirlei Masiero.

Ela defende a ideia de que um tratamento oncológico não precisa, necessariamente, ser um momento de sofrimento e temor. Também pode ser um momento de ressignificação da vida e a criação de novos laços de afeto. Após o tratamento, Sirlei exibe no sorriso a tranquilidade de mais uma etapa vencida:

— Estou pronta para a vida.

A estudante de Medicina Daiane Pretto, 25, aluna da Universidade de Caxias do Sul (UCS), acompanha a doença do pai há seis anos:

— Desde que foi diagnosticado o câncer, percebo que os pacientes, em função da doença, requerem um atendimento e uma atenção diferenciada — explica Daiane, que optou pela Medicina para poder ajudar quem sofre do mesmo problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário