Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rússia levanta veto às importações de verduras da Holanda e Bélgica

País deixou a Espanha e outros quatro membros da União Europeia na lista de espera


MOSCOU - A Rússia levantou nesta terça-feira, 28, a proibição sobre as importações de hortaliças a partir de dois países da União Europeia, Holanda e Bélgica, e deixou a Espanha e outros quatro membros da UE na lista de espera.

O anúncio foi feito pelo chefe do Serviço Epidemiológico da Rússia, Gennady Onischenko, citado pelas agências russas.

As primeiras importações autorizadas após quase um mês de proibição procedem dos países com os quais a Rússia manteve conversas bilaterais sobre a segurança de sua produção.

O responsável russo explicou que a decisão de permitir a entrada de produtos da Holanda e Bélgica obedece à "confiança passada pelos laboratórios" e à ausência de doentes nesses dois países.

Holanda é o principal exportador de verduras europeias à Rússia, com 30% sobre um total de 2,5 bilhões de euros anuais, explicou Onischenko.

O funcionário advertiu que em caso da retomada da exportação de hortifrutigranjeiros de outros países as companhias holandesas e belgas serão "castigadas severamente".

Segundo Onischenko, na "lista de espera" estão outros cinco países dos sete que já apresentaram a documentação pedida pela Rússia: Espanha, Polônia, Dinamarca, República Tcheca e Lituânia.

O chefe do departamento, que não deu indícios de quando será levantado o veto a esses países, se mostrou cético às possibilidades da Polônia para voltar em breve ao mercado russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário