Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de junho de 2011

Número de diabéticos dobra no mundo e atinge 347 milhões

O número de adultos com diabetes em todo o mundo mais do que dobrou desde 1980, chegando a quase a 350 milhões de pessoas segundo estudo divulgado na publicação científica “Lancet”. As informações são do jornal Wall Street Journal.
Os pesquisadores, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde, afirmam que os índices da doença vêm aumentando em quase todas as partes do mundo nos últimos 30 anos. Cerca de 70% do aumento foi atribuído ao crescimento e envelhecimento da população, além de ter ligação com mudanças na dieta, obesidade crescente e taxas de crescimento da inatividade física.

Uma das principais consequências do aumento seria a sobrecarga dos sistemas de saúde em diversos países. Dos 347 milhões de diabéticos, 138 milhões vivem na China e na Índia e outros 36 milhões nos EUA e na Rússia.

Segundo o estudo, os EUA tinham 24,7 milhões diabéticos em 2008, quase o triplo de três décadas atrás. A estimativa inclui pessoas atingidas com diabetes tipo-1, que é um distúrbio do sistema imunológico do corpo, bem como o tipo-2, que é a doença crônica mais comum, marcada por altos níveis de açúcar no sangue.

Muitos especialistas de saúde pública consideram o aumento do diabetes mais preocupante do que a subida das taxas de pressão arterial e níveis de colesterol. Enquanto as taxas para essas condições caíram em algumas partes do mundo, a diabetes tipo 2 está se tornando mais comum em quase toda parte, e cada vez mais aparece em crianças.

Existem medicamentos eficazes para a pressão alta e colesterol, mas é mais difícil de prevenir ou tratar a diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário