Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de junho de 2011

Governador entrega serviço de ressonância magnética do Hospital Estadual Bauru

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entregou oficialmente no último dia 18/6 o serviço de ressonância magnética do Hospital Estadual Bauru “Arnaldo Prado Curvêllo”, o primeiro da região voltado exclusivamente ao atendimento público de saúde.

O equipamento está em funcionamento desde fevereiro deste ano e neste período já foram realizados cerca de 1.700 exames.

Administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/FMB-Unesp, com interveniência da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar/FAMESP, o Hospital Estadual Bauru atende às maiores demandas de sua região de abrangência, oferecendo vários serviços de referência e alta complexidade a uma população estimada em cerca de 1,8 mi habitantes. Exemplos disso são a cirurgia cardíaca pediátrica, a reabilitação com assistência multiprofissional a pacientes neurológicos e portadores de necessidades especiais, a unidade de tratamento de queimaduras e os serviços de hemodiálise, oncologia, captação e transplante de córneas e, mais recentemente, ressonância magnética.

Com a instalação da ressonância magnética no HEB, os pacientes do serviço público de saúde da região que antes eram deslocados para Botucatu passam a realizar os exames em Bauru. Os pacientes que necessitam deste serviço têm o pedido encaminhado por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-6) ou pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

O serviço de ressonância do Hospital Estadual Bauru funciona em prédio de 358 m², construído especialmente para abrigar os equipamentos que exigem cuidados técnicos rigorosos. O investimento total de R$ 4 mi inclui projeto e construção do prédio, importação do equipamento, compra de mobiliário e aquisição de grupo gerador que amplia a capacidade de geração de energia do hospital e garante a prestação do serviço com qualidade e segurança.

Os exames de ressonância magnética são realizados de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite, e aos sábados pela manhã. Cada procedimento leva, em média, 45 minutos. Em alguns casos o tempo de execução de exame pode chegar a uma hora e meia.

A ressonância magnética é um moderno método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação. Por meio deste sistema é possível obter imagens fiéis de alta definição dos órgãos do corpo sob qualquer ângulo. Considerado de alto custo, o exame é indicado para investigação de lesões cerebrais, espinhais, musculares, e avaliação de partes “moles” do organismo, registrando, por exemplo, o que não é possível ser visto através de Raios-X , ultrassom ou tomografia. É utilizado por quase todas as especialidades médicas, sendo de fundamental importância para diagnóstico de muitas doenças e indicação do melhor tratamento (clínico ou cirúrgico).

Os recursos para a instalação da ressonância magnética do HEB foram destinados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O processo de compra foi feito por meio de licitação pública conforme lei federal nº 8666/93, com acompanhamento da SES. O equipamento Intera 1,5 T Pulsar é da Philips e foi importado da Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário