Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Diferenças entre chá e infusão

O chá é um produto absolutamente sensacional.

Possuidor de muitos atributos pode-se dizer que o chá é uma bebida completa. A cada dia mais atributos vão sendo descobertos com os inúmeros tipos de chá que vão surgindo, para deleite de pessoas, sabedoras dos efeitos benéficos dessa maravilhosa infusão de origem chinesa.

A história do chá está assentada nos costumes da velha China onde conta-se ter sido criado por volta de 2.800 anos a. C. por um Imperador chamado Shen Nung, considerado o Pai do Chá, uma vez que, conforme a lenda, o tal Imperador ferveu água para beber ( o que é equivalente a destilá-la apara evitar doenças) e não observou algumas folhas caídas dentro do recipiente de água e, sentindo um aroma delicioso, arriscou a beber o conteúdo, que achou bastante saboroso e assim, passou a fazer experiências com várias folhas e desta forma o chá foi descoberto, passando a ser uma bebida que está presente em quase todas as sociedades do mundo.



Shen Nung - Considerado Pai do Chá

Mesmo sendo pouco provável esta história/lenda é ela que nos costumes chineses consta para explicar a existência do chá. No entanto, é de se presumir que até chegar ao uso de apenas algumas ervas com propriedades inúmeras, inclusive medicinais, para a infusão, muita gente deve ter morrido tomando veneno puro no afã de descobrir novas ervas e novos sabores.

Assim uma coisa fica bastante clara : o chá é um produto que envolve todo um processo de sabedoria para se chegar até certas infusões que, nos dias atuais, estão a disposição das pessoas.

Basicamente o chá origina-se nas folhas verdes de árvores denominadas Camellia sinensis sinensis nativas da China e, hoje, presentes em quase todos os Continentes em suas classificações sisnensis sinensis e assamica.


Camellia sinensis sinensis

Para se chegar a infusão estabelecida nos dias atuais, houve modificações desde a confecção do produto, quanto à torrefação e prensagem, até a distinção entre os chás verdes e pretos que conhecemos bem.

Inicialmente o Japão foi o responsável pela divulgação da utilização do chá, fora da China, sendo que, no país dos Samurais, o produto passou a fazer parte de rituais religiosos Zen Budista e tornou-se parte primordial da educação japonesa, exercendo papel importante como Chanoyu, ou cerimônia do chá.

A importação do chá para a Europa foi estabelecida pelos holandeses e portugueses no Século XVI . Posteriormente o chá entrou na Rússia, Alemanha, França e em toda a Europa.

A partir do Século XIX o chá passou a fazer parte integrante da vida inglesa e até os dias atuais é um elemento de forte presença na Europa como um todo.

Na América do Norte o chá chegou através da emigração de europeus que transpuseram o hábito de bebe-lo para o novo Continente. Com os problemas surgidos com a Grã Bretanha e sua colônias americanas o chá ficou relegado ao um lugar de injusto ressentimento por causa do Boston Tea Party , quando foram jogados ao mar 340 caixas de chá britânico em 1773.

Nos dias atuais existe um aumento considerável do consumo norte americano de chá, onde a população está habituada o toma-lo, principalmente nos meses de verão em forma de chá gelado.

O filósofo chinês Lin Yu Tang disse certa feita : "Apreciar o chá só é possível numa atmosfera de amizade, prazer e sociabilidade. A sociabilidade é o principal elemento para permitir a apreciação do chá".

O chá simboliza a comunicação educada, a harmonia civilizada e a amizade sincera.

A simpatia possui diversos conceitos sendo que tomamos principalmente dois: ter estima por alguém e conseguir o bem com o emprego de novos preceitos mágicos.

Havia uma frase dita por Deborah Kerr no filme clássico "Tea and Simpathy" que marcou profundamente uma época mais humanizada. Dizia a atriz naquele filme : ofereça sempre para as pessoas chá e simpatia Este é o resumo da felicidade.

Saiba mais sobre os chás

Foi-se o tempo em que, no Brasil, os chás eram consumidos apenas para ajudar a curar desconfortos intestinais, gripes e outros probleminhas médicos. A despeito da cultura de remédio natural, os chás começam a ganhar status semelhante ao do vinho no País.

Quando foi levado da China para a Europa, a partir de 1610 - a princípio pelos holandeses e depois pelos ingleses, que difundiram a sua tradição no Ocidente -, o chá era uma bebida nobre, que custava caríssimo. Com o passar do tempo, o ritual de beber chá popularizou-se entre os europeus, sobretudo entre os ingleses.

No Brasil, a tradição "nobre" difunde-se a passos largos.

O chá é uma bebida estimulante e, quando bebido puro, tem quase zero de caloria. Seus principais efeitos são:
Combater o envelhecimento das células
Protege os dentes, uma chávena de chá por dia diminui o risco de cárie, sendo a proteção maior quando se fazem bochechos com a bebida.

Defende o organismo

O chá aumenta as defesas do organismo, ao ajudar os glóbulos brancos a defenderem-se de infecções e das invasões de bactérias ou vírus.

O tanino do chá verde protege a parede do intestino e ataca bactérias nocivas.



Chá Verde

Melhora a digestão

O chá ajuda a melhorar a digestão, porque os óleos essenciais aumentam o fluxo de sucos gástricos. Este é um dos principais motivos porque os chineses e japoneses têm o hábito de tomar chá depois das refeições.

Reduzir o risco de câncer (principalmente de esôfago e estômago), doenças do coração, gastrite e derrame cerebral

Ajudar a fortalecer os ossos e a controlar a pressão arterial. Mas, cuidado: se consumido junto com as refeições, o chá pode diminuir a absorção de ferro. Ele tem também efeito diurético e pode provocar insônia em pessoas sensíveis à cafeína.



Chá

Veja a diferença entre chá e infusão

Chás só podem ser chamados por esse nome se forem feitos a partir das folhas da Camellia Sinensis, planta que dá origens aos chás preto, verde e oolongs. Ou seja, aquele chazinho de camomila que você sempre tomou não era, na verdade, um chá, mas uma infusão.




Camomila

"Sempre houve essa confusão. As pessoas tendem a considerar que tudo o que vem em saquinho e é mergulhado em água quente é chá. Mas na verdade nem 'chá' mate é chá", conta Carla Saueressig, especialista e proprietária de A Loja do Chá, em São Paulo.




As pessoas tendem a considerar que tudo o que vem
em saquinho e é mergulhado em água quente é chá.

Infusões são todos os outros tipos de bebidas feitas a partir da imersão de folhas, flores e frutas em água quente.

Conheça os tipos e misturas de chá

Os chás podem ser classificados em três tipos básicos: preto, verde e oolong. Todos são provenientes da mesma planta, a Camellia Sinensis. O que os diferencia é o processo de beneficiação da planta.

Enquanto os chás pretos têm suas folhas fermentadas, os verdes são escaldados e fervidos, para garantir a preservação de sua cor. Os oolong se encaixam numa categoria intermediária. Passam pelo processo de fermentação mais brando e, por isso, têm aroma menos acentuado do que os pretos.

Cada tipo de chá, porém, tem o que podemos chamar de subcategorias. Essa classificação pode variar de acordo com a região produtora e aromatização por qual a planta passa.

Fonte portalsãofrancisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário