Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dez dúvidas cruéis sobre a boa saúde

Os mitos sobre saúde se espalham por todos os meios. Correntes de e-mail, amigas da avó, celebridades que tornam públicos seus métodos nada ortodoxos para perder peso (comer só papinha de bebê, tomar água quente com limão antes de dormir etc.).

O livro recém-lançado "Por Que Canja de Galinha Cura Resfriado", do jornalista Anahad O'Connor, do "New York Times" é um antídoto contra essas lendas urbanas. Usando temas do livro como referência, a reportagem buscou respostas para dez questões controversas. E, a partir do próximo domingo, Saúde vai responder a uma pergunta dos leitores por semana.

1. COMER À NOITE ENGORDA MAIS?
Sim, quando se come muito carboidrato. Isso aumenta as chances da gordura ser armazenada, já que à noite o corpo gasta menos energia, diz o nutrólogo Celso Cukier. Mas não adianta só cortar massas do jantar para emagrecer. O que importa é o número de calorias ingeridas ao longo do dia.

2. ESQUENTAR ALIMENTOS EM EMBALAGEM DE PLÁSTICO TRAZ PROBLEMAS À SAÚDE?
Sim, especialmente para crianças. Segundo a endocrinologista Ieda Verreschi, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia não é recomendado aquecer ou congelar alimentos em potes de plástico porque pode ocorrer a liberação de bisfenol A, composto com propriedades semelhantes às de hormônios.

3. SABONETE GERMICIDA PROTEGE A SAÚDE?
Não. A pele já produz substâncias que a protege e a mantém em equilíbrio, diz o infectologista Marcos Antonio Cyrillo. O uso desses sabonetes facilita o aparecimento de bactérias mais resistentes a antibióticos. Use sabonete neutro.

4. EXISTE COMIDA COM CALORIAS NEGATIVAS?
Não, não há nenhuma comida que tire calorias do corpo. O que existem são alimentos que usam mais energia para serem digeridos e aumentam nosso gasto metabólico, como o café e o chá verde, mas isso não chega a influenciar na perda de peso, segundo Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

5. CHURRASCO DÁ CÂNCER?
Assar a carne em altas temperaturas pode levar à formação de substâncias que causam mutações. E compostos tóxicos são formados quando a gordura respinga no carvão. Depois, unem-se à fumaça e à carne. Não há estudos conclusivos sobre o risco, diz Adriana Arisseto, do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Mas é bom não queimar demais a carne.

6. VACINA DE GRIPE DÁ GRIPE?
Não. Ela é feita com um vírus morto, inativado, informa a pneumologista Valéria Martins, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. O que pode acontecer é que a vacina, ao mexer com a imunidade da pessoa, leve à manifestação de outro vírus.

7. CANJA DE GALINHA CURA GRIPE?
Ela ameniza os sintomas. Segundo a pneumologista Valéria Martins, o aminoácido cisteína, liberado quando a galinha é cozida, age sobre o muco, deixando-o mais fluido e facilitando sua eliminação.

8. POR QUE OS HOMENS NÃO TÊM ORGASMOS MÚLTIPLOS?
Porque o ciclo de resposta sexual da mulher é circular, enquanto o do homem é linear, explica Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade da USP. Após a ejaculação masculina, um hormônio chamado prolactina desencadeia o período refratário, durante o qual é difícil haver uma ereção.

9. ESTALAR OS DEDOS DÁ ARTRITE?
Não, diz o reumatologista Geraldo da Rocha Castelar Pinheiro. O som do estalo acontece porque o tendão atrita com parte da articulação. Se isso não causar dor, não tem problema. Mas, se a articulação for forçada de forma bruta, rompendo o tendão, o estalo pode até mesmo causar inflamação local, ou seja, artrite.

10. CUTUCAR FERIDA ATRAPALHA A CURA?
Sim, cutucar pode expor o machucado a infecções. Mas, não remover a casca da ferida também atrapalha, afirma Antonio Carlos Lopes, clínico-geral. Em ferimentos grandes, a crosta deve ser removida por médicos, para oxigenar o corte. Nos pequenos, passe creme hidratante para amolecer a casca e espere que ela caia naturalmente.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário