Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Portugal:Fim dos reembolsos directos não abrange ostomia e assistência médica no estrangeiro

A assistência médica no estrangeiro, a assistência abrangida por legislação comunitária e as comparticipações no âmbito da ostomia vão continuar a ter direito ao reembolso direto, esclareceu hoje a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Um circular normativa de 9 de agosto determinou a suspensão dos reembolsos diretos aos utentes, com efeitos a partir do dia seguinte – 10 de agosto.
 
Contudo, o Ministério da Saúde salvaguardou, em comunicado, a existência de exceções “devidamente acauteladas em despachos especiais”, que não são postas em causa e se mantêm tal como antes.

Uma circular informativa da ACSS vem hoje especificar quais são esses casos: reembolsos diretos aos utentes na assistência médica no estrangeiro nos casos residuais e urgentes em que os mesmos podem ser autorizados, as situações em que a comparticipação dos sacos de ostomia e ileostomia e respetivos acessórios se faz mediante o pagamento de um valor máximo e nas situações de assistência médica ao abrigo de legislação comunitária aplicável.

Relativamente ao transporte de doentes hemodialisados, a ACSS sublinha que deve respeitar o que está previsto no regulamento geral de acesso ao transporte não urgente, havendo lugar a reembolso apenas nos casos excecionais em que a respetiva Administração Regional de Saúde não tenha conseguido garantir o transporte nos termos previstos no regulamento.

Aliás, a ACSS sublinha que a suspensão dos reembolsos diretos diz respeito apenas às situações em que o pagamento era adiantado pelo utente, que depois era reembolsado mediante apresentação de documento comprovativo de despesa relativa a prestações de saúde.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário