Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Equilibre seu organismo com os chás

Saiba como consumir a bebida milenar que pode trazer benefícios para a saúde


Além de aquecer no inverno, os chás trazem outros benefícios para a saúde. O mais comum e presente em todas as infusões é o poder de hidratação. De acordo com a nutricionista Daiana Mendes, o chá hidrata, auxiliando no funcionamento intestinal, na produção de enzimas digestivas, além de ajudar no equilíbrio hídrico de todas as células, podendo, inclusive, diminuir inchaços.

No entanto, outros efeitos positivos dependem do tipo de chá. Eles podem ser digestivos, calmantes, termogênicos (que aceleram o metabolismo), além de combater o envelhecimento precoce e diminuir a produção de radicais livres, ajudando a evitar algumas doenças. Contudo, é sempre importante destacar, segundo a nutricionista, que a bebida não substitui medicações.

Os benefícios dos chás dependem das substâncias presentes na sua composição. No chá verde, por exemplo, há flavonoides. Eles têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas, bases púricas, como cafeína, teofilina — que é antiasmática — e treobomina, um vasodilatador. Além disso, este chá também contém vitaminas dos complexos B e C, proteínas e polifenóis.

— A aplicação clínica do chá verde é bastante estudada, principalmente, devido à sua propriedade antioxidante, que auxilia no tratamento e na prevenção de obesidade, diabetes e dislipidemias. Ele também pode reduzir o risco de eventos cardiovasculares, o risco de desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e o envelhecimento da pele — explica Daiana.

Como consumir
:: Os chás verde, preto, branco e mate não são recomendados para crianças, gestantes, lactantes, cardiopatas, hipertensos, pessoas que tenham gota ou alterações da tireoide, problemas estomacais, osteoporose, osteopenia, osteomalácia e raquitismo;

:: O chá verde deve ser consumido longe das refeições para não comprometer a absorção dos nutrientes;

:: Não é recomendado beber mais do que quatro xícaras por dia;

:: Prefira consumir o chá usando as próprias folhas, naturais ou desidratadas, pois dessa forma o sabor da bebida é mais marcante e os efeitos mais certos;

:: Evite o açúcar ou adoçante;

:: Água fervente, acima de 100°C pode amargar a bebida e diminuir suas propriedades. O ideal é que a água esteja entre 60°C e 85°C, quando ela começa a formar bolhas;

Saiba mais sobre alguns tipos
Os chás verde, preto, branco e oolong derivam da mesma planta, o que os torna diferentes são os graus de oxidação da camellia sinensis.

:: Preto
É o mais popular no mundo ocidental: mais de 90% do chá consumido é preto. Tem sabor intenso e cor escura e também conhecido é como chá vermelho. O chá preto é produzido por meio da oxidação intensa das folhas da planta, o que o leva a ter o teor mais elevado de cafeína entre todos os tipos de chá.

:: Branco
Trata-se de um chá feito a partir de folhas ainda jovens, sem oxidação. Por esse motivo, tem o menor teor de cafeína. As semelhanças na produção fazem com que seja considerado, com alguma frequência, um subtipo de chá verde.

:: Verde
É o tipo mais popular no Oriente, tanto que no Japão nem é referido como "verde", apenas como chá. Este tipo é submetido a uma oxidação mínima e contém um teor muito reduzido de cafeína.

:: Oolong
Tipicamente chinês, seu nome significa "dragão negro". É caracterizado por uma oxidação variável, mas sempre inferior à do chá preto e superior à do verde. O sabor aproxima-se mais desse último, mas sem deixar de realçar o gosto de "ervas".

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário