Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Portugal: Mais de 300 portugueses com poucos recursos económicos receberam cuidados médicos em Havana

Mais de trezentos portugueses com poucos recursos económicos viajaram até Havana, Cuba, onde receberam cuidados médicos, tendo regressado a Portugal, noticiou hoje a televisão estatal cubana.
 
Sem precisar em que circunstâncias e quando estes portugueses viajaram a Havana, o canal Cubavisión noticiou que recentemente vários portugueses “agradeceram a Cuba por lhes devolver a saúde” durante uma jornada promovida pela Sociedade José Marti, em Portugal.

A jornalista da televisão cubana, Leslie Salgado, começou por divulgar imagens de Luís Filipe, uma criança que hoje “brinca sem dificuldades na Praça Marquês de Pombal de Vila Real de Santo António", vincando que “é um dos mais de 300 portugueses que chegaram a Cuba à procura de uma resposta para os seus problemas de saúde”.

“O vitiligo agora quase impercetível era há anos muito evidente”, explica a jornalista referindo-se ao caso de Luís Felipe.

O vitiligo, também conhecido como leucoderma, é uma doença que se carateriza pela despigmentação da pele, cuja causa não está esclarecida.

Em declarações à Cubavisión, a portuguesa Ana Paula Santos, mãe de Luís Filipe, explica que “há um programa de saúde em Vila Real de Santo António” que conta com o apoio da Sociedade José Martí.

“Inscrevi-me e mandaram-me para Cuba com o menino, fui à procura de um tratamento que não encontrei (em Portugal)”, disse.

Ana Alexandra de Oliveira explica que foi a Cuba “em cadeira de rodas, com uma hérnia discal, foi operada a 18 de junho do ano passado e no dia 19 começou a andar muito bem”.

Também Ermelinda Mendez explica que levou o filho a Havana para “uma operação” a uma doença “que em Portugal já não tinha cura”.

“Já não tinha tratamento, ia ficar numa cadeira de rodas. Em Cuba, o meu menino fez uma operação rapidíssima e ficou maravilhoso”, disse.

Segundo a Cubavisión, “os vínculos entre a Sociedade Cultural José Martí e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António devolveram a felicidade a alguns dos seus cidadãos, a pessoas com poucos recursos que têm sido atendidas por vários especialistas em Cuba”.

Por outro lado, a conselheira de assuntos sociais, Sílvia Duruo López, explica que os portugueses “tanto a nível dos olhos, como de ortopedia e dermatologia, têm obtido resultados muito bons”.

A reportagem da televisão cubana conclui explicando que “através do conceito martiano de irmandade entre os povos, levou-se um pouco de Cuba a Portugal”, onde “as duas Casas do Avô José Marti, a coleção da edição crítica das obras completas do apóstolo e a felicidade de Luís Filipe, falam desse fruto doce que abre portas e devolve vidas”.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário