Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Portugal 'perdeu' 400 médicos e enfermeiros espanhóis desde 2004

O número de médicos e enfermeiros espanhóis nas unidades de saúde portuguesas caiu, desde 2004, cerca de 20%, revelou hoje à Lusa o presidente da Associação de Profissionais de Saúde Espanhóis em Portugal (APSEP).

«Desde 2004, ano em que atingimos os 1.900 profissionais, estamos a falar de cerca de 400 que regressaram a Espanha», apontou Xoán Goméz. A crise e as condições que começaram a ser oferecidas em algumas regiões espanholas, para combater a falta de médicos são alguns dos motivos que explicam o cenário.Eu vim trabalhar para Portugal em 1999 e, no mesmo dia, apresentaram-se em Coimbra, comigo, 24 médicos espanhóis. Hoje, isso é perfeitamente impensável, porque já não se contratam médicos desta forma», acrescentou.

Xoán Goméz, que hoje é coordenador das Urgências da Unidade Local de Saúde do Alto-Minho, confessa que nunca pensou regressar a Espanha por se sentir bem no nosso país. No entanto, acredita que hoje ganha menos em Portugal do que se tivesse regressado à Galiza.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário