Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Portugal continua a baixar incidência de novos casos de tuberculose

A taxa de incidência da tuberculose em 2010 foi de 22,9 casos por cada 100 mil habitantes, tendo baixado 8,5% relativamente ao ano anterior, segundo um documento disponibilizado no portal da Saúde.
 
Com estes valores, Portugal aproxima-se dos países considerados de 'baixa incidência', classificação que é obtida quando a incidência da tuberculose é inferior a 20 casos por 100 mil habitantes.

Relativamente à distribuição geográfica da doença, verificam-se assimetrias acentuadas, embora não haja nenhum distrito com 'alta incidência'.

A maioria do território continental e as regiões autónomas estão já classificadas como 'regiões de baixa incidência', sendo os distritos de Lisboa e Porto os que têm maior incidência, com, respetivamente, 33,2 e 31,3 novos casos em cada 100 mil habitantes.

O Ministério da Saúde revela também que foram revistos os principais factores demográficos que definem o perfil da epidemia num país: a proporção de casos em imigrantes e em pessoas com infecção VIH.

Na população imigrante, a proporção de casos é agora de 16%, o que corresponde a um aumento significativo relativamente aos últimos cinco anos.

Já a proporção de casos em pessoas com infecção VIH, que tem sido a maior da União Europeia, tem vindo a diminuir, até 11,5% em 2010.

No que respeita aos resultados do tratamento, os dados revelam que a taxa de sucesso terapêutico ao fim de 12 meses após o diagnóstico foi de 83%, um número que fica muito aquém do registado em anos anteriores. No entanto, não chegou ainda para alcançar a meta proposta pela Organização Mundial de Saúde de 85%.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário