Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O bom do amendoim

Rico em nutrientes, o alimento pode ajudar a reduzir o colesterol e até ser um saboroso aliado no emagrecimento

Uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE, para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), revelou que 66% da população costuma consumir amendoim. Porém, 63% disseram desconhecer os valores nutritivos e a variedade de benefícios que o produto traz para a saúde.

O levantamento mostrou ainda que muitos consumidores tem conceitos equivocados a respeito do alimento, considerando-o engordativo (17%), com colesterol e gordura ruim (12%) e causador de problemas no fígado (4%).

Um trabalho elaborado pela nutricionista e fitoterapeuta brasileira Vanderli Marchiori, no entanto, mostaa o lado bom do amendoim.

“Sua composição é rica em ácidos graxos insaturados – benéficos à saúde –, e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, minerais, vitaminas e antioxidantes, que podem proteger as células e ajudar no combate a doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Por isso, o amendoim é um grande aliado da nutrição humana”, diz a especialista.

Entre todas as oleaginosas, o amendoim é a que fornece mais proteína. Por conter muitas gorduras monoinsaturadas, também reduz o colesterol e previne a formação de coágulos nas artérias, evitando doenças cardíacas. “Devido ao baixo índice glicêmico, pode ajudar a prevenir o diabetes do adulto e, por ser rico em vitamina E, combate as rugas e deixa os cabelos brilhantes”, completa Vanderli.

Considerado um alimento funcional, o amendoim pode até atuar como inibidor de apetite.

“Foi comprovado cientificamente que após a ingestão de uma pequena porção os níveis de saciedade elevam-se e se mantêm por mais de duas horas. Ou seja, mais do que o dobro de saciedade quando comparado aos lanches hipocalóricos normalmente recomendados em planos alimentares para redução de peso. Portanto, desde que consumido com moderação, o snack pode ser um saboroso aliado na manutenção do peso”, diz a nutricionista Lizandri Rangan, do Hospital Leforte, de São Paulo.

E se você gosta, pode consumi-lo diariamente. Mas cuidado com o tamanho da porção: 100 gramas contêm 596 calorias. Por isso, as especialistas recomendam apenas 30 gramas (ou cerca de 32 unidades) de amendoim torrado, na hora dos lanches intermediários.

Atenção, antes de consumir:
- Hipertensos devem restringir o consumo de amendoim com sal
- Diabéticos precisam ter atenção com derivados doces, como pé-de-moleque
- Quem tem alergia ao alimento precisa prestar atenção nas embalagens de produtos, para verificar se há derivados de amendoim em sua composição

- O amendoim deve ser armazenado em local protegido de luz, pois é rico em gordura e pode ficar rançoso com o calor

- Mantenha-o também em lugar seco. Repare se a embalagem está intacta, pois o contato com a umidade pode facilitar a proliferação de fungos nocivos à saúde.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário