Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pará registra queda de 27% nos casos de malária no semestre

Estado registrou 29.522 casos no primeiro semestre deste ano

O Estado do Pará registrou 29.522 casos de malária no primeiro semestre deste ano. O índice representa queda de 27% nos casos da doença em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 41.911 ocorrências. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública, em todo o ano passado foram registrados 160 mil casos.

A malária é considerada uma doença infecciosa aguda e é causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium. A transmissão ocorre através da picada do mosquito do gênero Anopheles. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios intensos que se alternam com ondas de calor e sudorese abundante, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite, pele amarelada e cansaço.

A malária é uma doença que tem cura e o tratamento é simples e gratuito. Os exames laboratoriais são feitos por meio da coleta de uma gota de sangue do paciente, que vão possibilitar a visualização do parasita por meio microscópico.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário