Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Portugal: Arranca hoje estudo inédito sobre doenças reumáticas em Portugal

Um estudo inédito sobre as doenças reumáticas arranca hoje, a nível nacional, abrangendo 10 mil pessoas, com o objetivo de garantir um diagnóstico sobre uma patologia que atinge 2,7 milhões de portugueses.

As doenças reumáticas são “a patologia mais frequente da raça humana”, segundo Jaime Branco, responsável do estudo Reuma Census, o primeiro estudo epidemiológico, com uma dimensão que o torna “inédito a nível mundial”.

Estas doenças têm uma elevada expressão em Portugal, atingindo mais de um quarto da população (25,7 por cento). Estima-se que, destes doentes, 1,7 milhões sejam mulheres e 970 mil homens.

Há mais de cem tipos de doenças reumáticas e podem afetar o aparelho locomotor (ossos, articulações, músculos e tendões) e outros órgãos, como o coração, o rim, o pulmão, sistema nervoso, os olhos e a pele.

Uma em cada cinco consultas dos médicos de medicina geral está relacionada com doenças reumáticas, a principal causa de reforma antecipada por invalidez em Portugal.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário