Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Saiba quais exames você deve pedir ao médico após uma separação

Momento é uma boa oportunidade para colocar a saúde em dia e se preparar para uma nova fase da vida

Alguns engordam demais, outros ficam muito tristes e uma parcela percebe que há anos não olha para a própria saúde.

Independentemente da sequela, o divórcio ou o fim de um relacionamento sempre acarretam mudanças no corpo e na mente.

As alterações negativas da separação já foram evidenciadas por algumas pesquisas. Uma delas, feita pela Universidade de Utah, mostrou que a tensão e a crise da separação aumentam nas mulheres os índices de colesterol, hipertensão, depressão e síndrome metabólica (o primeiro passo para o diabetes).

Um coração ferido também pode ser mais vulnerável ao infarto, alertam os cardiologistas, e o estresse e a ansiedade – típicos do período – são gatilhos de problemas desagradáveis como gastrite, dores no corpo, cefaleia e insônia.

Justamente por estarem no alvo de todos esses problemas, as pessoas nesta fase da vida devem utilizar o momento para cuidar mais de si. Visitar o clínico geral, o cardiologista, ginecologista e se preparar para uma nova fase, com mais saúde, pode até ajudar na recuperação do coração partido.

“Sempre que existe o fim de uma relação, há um período de luto, de transformação. Mas, principalmente, se há vontade de voltar a ter um outro relacionamento duradouro, pode ser um momento de revisitar a saúde e resgatar o autocuidado”, avalia o patologista e diretor do Laboratório Fleury, Nelson Carvalhaes.

A pedido do Delas, Carvalhaes indicou quais são os principais exames para compor um check-up a ser feito após o divórcio. “Todo e qualquer exame laboratorial precisa de prescrição médica. Então, não esqueça de procurar o especialista”, orienta o médico.

Exames básicos

Ecocardiograma

Colesterol total e frações

Curva glicêmica

Glicemia em jejum

Exames para DST

Sífilis

HPV

HIV

Exames para rastrear doenças

Colposcopia

Colonoscopia

Alterações na tireoide

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário