Momento é uma boa oportunidade para colocar a saúde em dia e se preparar para uma nova fase da vida
Alguns engordam demais, outros ficam muito tristes e uma parcela percebe que há anos não olha para a própria saúde.
Independentemente da sequela, o divórcio ou o fim de um relacionamento sempre acarretam mudanças no corpo e na mente.
As alterações negativas da separação já foram evidenciadas por algumas pesquisas. Uma delas, feita pela Universidade de Utah, mostrou que a tensão e a crise da separação aumentam nas mulheres os índices de colesterol, hipertensão, depressão e síndrome metabólica (o primeiro passo para o diabetes).
Um coração ferido também pode ser mais vulnerável ao infarto, alertam os cardiologistas, e o estresse e a ansiedade – típicos do período – são gatilhos de problemas desagradáveis como gastrite, dores no corpo, cefaleia e insônia.
Justamente por estarem no alvo de todos esses problemas, as pessoas nesta fase da vida devem utilizar o momento para cuidar mais de si. Visitar o clínico geral, o cardiologista, ginecologista e se preparar para uma nova fase, com mais saúde, pode até ajudar na recuperação do coração partido.
“Sempre que existe o fim de uma relação, há um período de luto, de transformação. Mas, principalmente, se há vontade de voltar a ter um outro relacionamento duradouro, pode ser um momento de revisitar a saúde e resgatar o autocuidado”, avalia o patologista e diretor do Laboratório Fleury, Nelson Carvalhaes.
A pedido do Delas, Carvalhaes indicou quais são os principais exames para compor um check-up a ser feito após o divórcio. “Todo e qualquer exame laboratorial precisa de prescrição médica. Então, não esqueça de procurar o especialista”, orienta o médico.
Exames básicos
Ecocardiograma
Colesterol total e frações
Curva glicêmica
Glicemia em jejum
Exames para DST
Sífilis
HPV
HIV
Exames para rastrear doenças
Colposcopia
Colonoscopia
Alterações na tireoide
Fonte IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário