Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Câncer de mama: mulheres não fazem prevenção

Elas podem estar doentes e não apresentarem sintomas visíveis. Por isso, é recomendado fazer mamografia como exame de rotina

O principal motivo para as mulheres não fazerem a mamografia é acreditar estarem livres da doença porque não detectaram nódulo no autoexame ou não sentem dor na mama. A resposta foi dada por metade das 150 mil mulheres com mais de 50 anos, faixa etária com maior incidência da doença, que participam do programa Mulher Curitibana, da secretaria da Saúde.

Essas mulheres podem estar doentes e não apresentarem sintomas visíveis. “Nódulos com menos de 2 centímetros não são perceptíveis na palpação da mama e as células atípicas não produzem qualquer sintoma. Daí a recomendação para que a mamografia seja feita como rotina”, explica a médica ginecologista Rosilei Antonievicz, coordenadora do programa.

A pesquisa mostra que a falta de tempo é a segunda desculpa mais usada pelas mulheres. Em seguida estão medo da dor e do diagnóstico. “As mulheres se submetem a outros procedimentos, como a depilação, que são mais doloridos. O desconforto da mamografia é rápido e suportável”, argumenta Rosilei.

Sintomas
Alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos (torna-se convexa) e retrações. Ela pode ficar como casca de laranja;

Secreção no mamilo;

Nódulo no seio, com ou sem dor, e na axila.

Detecção
Exame clínico uma vez por ano para mulheres entre 40 e 49 anos;

Mamografia a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos.

Prevenção
Evitar a obesidade é fundamental porque o excesso de peso aumenta o risco;

Ingestão de álcool é contraindicada;

Evitar a exposição a radiações ionizantes, como raioX e tomografia computadorizada, antes dos 35 anos. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.

Torre da Band
Desde o dia 01 de outubro, quem olha para o alto em São Paulo tem uma surpresa cor de rosa. Localizada próxima à Avenida Paulista, o mais novo cartão postal da capital, a torre da Band, já está “pintada” com a cor da campanha Outubro Rosa, que combate o câncer de mama e incentiva o exame de mamografia entre as mulheres.

No Brasil, a campanha tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres com idade a partir dos 40 anos sobre a necessidade de se reservar um “dia rosa”, especialmente para agendar a mamografia anual. O exame é a principal estratégia para diagnóstico precoce do câncer de mama, fator decisivo para o sucesso do tratamento.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário