Um centro de saúde na Amadora realiza análises prescritas por médicos privados, sem exigir uma credencial do médico de família, nem cobrar mais por isso, situação que o representante dos laboratórios classifica de "ilegal" e "um escândalo".
foto Arquivo |
A medida tem dois propósitos: "Atender o mais rapidamente o utente que precisa dos exames e impedir que este roube o lugar a um doente que precise efectivamente de uma consulta e não apenas de uma prescrição", segundo explicou à Lusa a directora da instituição, Maria Helena Figueiredo Lopes.
A responsável confirma que o utente apenas tem de pagar uma taxa moderadora e garante que os exames são realizados no laboratório do ACES por existir "capacidade instalada".
Os utentes com exames prescritos por médicos privados têm de apresentar uma credencial do médico de família para poder realizá-los através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma possibilidade mais restrita desde Agosto, já que um despacho do Ministério da Saúde veio limitar a prescrição de exames pedidos por médicos privados por parte dos clínicos do SNS.
Fonte Jornal de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário