Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Portugal: Investigação à falta de dadores de órgãos


Hospitais Curry Cabral e Santa Cruz dependem
do centro de colheitas do Hospital de São José
A Sociedade Portuguesa de Transplantação exige uma investigação à falta de órgãos, que está a impedir a realização de transplantes, em pelo menos dois hospitais da Grande Lisboa. Os serviços de transplantes dos hospitais Curry Cabral e Santa Cruz, ambos dependentes do centro de colheitas do Hospital de São José, estão parados há mais de duas semanas, por falta de dadores.

"Não se percebe o que está a acontecer. Sabemos que a transplantação tem oscilações, com momentos altos e baixos, mas duas semanas é demasiado tempo sem fazer um transplante", comentou ao CM Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, exigindo à Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST) "um levantamento exaustivo nos gabinetes de colheita para perceber as reais razões para esta paragem".

Cristina Jorge, da unidade de transplantação do Hospital de Santa Cruz, partilha da ideia. "Esta situação tem de ser investigada pela autoridade responsável. Até porque sempre fizeram uma vigilância apertada à actividade dos centros de colheita", afirmou ao Correio da Manhã.

Apesar de não avançarem com uma justificação para a inexistência de dadores, o facto de o Governo ter anunciado a redução dos incentivos à transplantação não parece alheio a esta situação. "É uma estranha coincidência que isto esteja a acontecer desde o momento do anúncio dos cortes nos incentivos", referiu Cristina Jorge.

Para Fernando Macário, porém, a situação não é nova. "Não sei se os hospitais periféricos, que alertam os centros de colheita, não têm dadores. Pode ser apenas uma oscilação. Em Setembro tivemos dadores quase todos os dias", acrescentou.

A ASST, contactada pelo CM, não prestou esclarecimentos.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário