Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Muito tempo na frente da TV e do computador pode causar problemas de coluna nas crianças

stock.xchng / Divulgação

Atividades podem levar a falhas na coordenação motora


As brincadeiras de esconde-esconde e pega-pega são cada vez menos frequentes no cotidiano da maioria das crianças. Hoje, é mais comum ver meninos e meninas em frente ao computador ou jogando videogame. Apesar dos benefícios dessas atividades tecnológicas, em excesso elas também acarretam problemas para a saúde das crianças e adolescentes.

Uma pesquisa da Kaiser Family Foundation demonstra que garotos americanos com faixa etária entre oito e 18 anos passam em média sete horas e 38 minutos por dia em frente a aparelhos eletrônicos como computador e televisão. Ficar tanto tempo realizando atividades deste tipo pode propiciar falhas na coordenação motora, além de problemas graves na coluna.

— A fase de desenvolvimento da criança e do adolescente tem uma maturação óssea muito importante, sendo necessária a boa postura e a prática de exercícios físicos no intuito de evitar deformidades — explica o médico Marcelo Peroco.

A coluna cervical é um dos itens mais importantes do corpo, é ela que dá sustentação e movimento, por isso estar atento aos cuidados básicos é fundamental, principalmente na fase do seu desenvolvimento.

Segundo o médico, a postura incorreta leva a criança a uma inversão na coluna deixando-a em situação de risco, podendo ocorrer um deslocamento em situações de pouco impacto e movimento. O especialista explica que na posição sentada acumulamos maior carga na coluna, por isso, as crianças, assim como os adultos, não devem permanecer por mais de uma hora nesta mesma posição.

Novos riscos para criançasDoenças como tendinite e hérnia de discos que eram comuns em adultos, agora estão atingindo as crianças. As principais causas costumam ser o sedentarismo precoce e a má postura. A hérnia de disco costuma aparecer em pessoas que não tem uma postura correta no dia a dia, forçando as placas e criando assim uma lesão entre os discos que formam a coluna vertebral.

— O videogame e o computador são atividades que deixam as crianças muito paradas. Nosso corpo precisa de movimento, a musculatura da coluna precisa de exercícios para se fortificar, já que passamos um terço das nossas vidas deitados — explica Peroco.

Para evitar dores precoces e problemas mais graves no futuro, o ideal é que os pais limitem o tempo que a criança pode ficar sentada em frente à televisão ou computador e reserve esses momentos para momentos em que não é possível desenvolver uma atividade aeróbica fora de casa.

— Os pais devem incentivar a criança a brincar e se divertir com atividades como pedalar, correr, praticar um esporte. Na fase que a criança está em formação é de extrema importância que ela se exercite, deixando que a mente e o corpo cresçam e se desenvolvam de forma saudável — afirma.
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário