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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aprender com os erros melhora inteligência, diz estudo

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A inteligência é fixa ou maleável? De acordo com um estudo, pessoas que acreditam que sua inteligência é maleável – ou seja, que é possível se tornar mais inteligente à medida que se estuda – têm reações cerebrais diferentes daquelas que acreditam que há um limite para a inteligência e conseguem aprender com os próprios erros.
“Uma grande diferença entre as pessoas que pensam que a inteligência é maleável e aquelas que pensam que a inteligência é fixa está na forma como elas respondem aos próprios erros”, explica o autor do estudo, Jason Moser, da Universidade do Estado de Michigan (EUA).

Para chegar aos resultados, Jason e sua equipe realizaram uma série de testes onde era muito fácil cometer erros. Durante estes testes, os voluntários tiveram seus sinais cerebrais monitorados.

Ao final, cada participante foi entrevistado, para que fosse avaliada qual era sua visão sobre a inteligência: fixa ou em construção permanente.

Sinais neurais
Quando uma pessoa comete um erro – qualquer que seja sua visão sobre a inteligência – são gerados dois sinais neurais muito rápidos, cerca de um quarto de segundo depois que a pessoa é avisada de seu erro.

No entanto, aqueles que acreditam que podem aprender com seus erros cometeram menos erros nos testes seguintes. Seus cérebros também reagiram de forma diferente, como um prolongamento do segundo sinal. “Como se dissesse ‘eu cometi um erro, então devo prestar mais atenção’”, explica Moser.

Já naqueles que têm maior dificuldade em reconhecer os próprios erros, o desempenho manteve-se constante durante o teste, apesar dos erros cometidos.

Segundo o autor, os resultados deste estudo podem colaborar no treinamento das pessoas para que elas reconheçam que podem se esforçar mais para aprender mais – sem precisar de muitos argumentos, apenas mostrando o que acontece em seus cérebros.
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com informações da Association for Psychological Science

Fonte Band

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