Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos inaugura ala de medicina nuclear

Instituição investiu R$ 2,5 milhões para a realização do empreendimento. Área tem capacidade para realizar em média 400 exames mensais, variando de acordo com o tipo de análise

Com um investimento de R$ 2 milhões e meio, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, inaugura o serviço de medicina nuclear com capacidade para realizar em média 400 exames mensais, variando de acordo com o tipo de análise.

Segundo a responsável pelo serviço de medicina nuclear do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ivana Carneiro Feres, a medicina nuclear define-se como uma especialidade médica com finalidades diagnóstica e terapêutica.

Ela diz que como método diagnóstico é capaz de estudar praticamente todos os sistemas do corpo humano, avaliando, através do emprego dos radioisótopos (elementos radioativos), a função dos órgãos e tecidos. Essa ênfase em função se traduz em um interessante diferencial em relação aos demais métodos radiológicos cujo principal foco é a anatomia.

Os radioisótopos utilizados são em sua maioria de meia-vida curta (rápido decaimento radioativo) e de rápida eliminação pelo organismo, o que reduz a exposição dos pacientes à radiação. Quando empregados com finalidade diagnóstica não interferem na função dos órgãos a serem estudados, o que permite que sejam administrados com segurança, sem maiores complicações ou efeitos colaterais.

A equipe do setor de medicina nuclear do hospital inclui além do médico nuclear, biomédicos, físicos e a equipe de enfermagem, todos com treinamento específico na área e monitoração de radioproteção.

Os exames disponíveis no hospital incluem principalmente cintilografias do coração (perfusão miocárdica), osso, cérebro (SPECT cerebral), rins, tireóide, paratireóides, glândulas salivares, pulmões, pesquisa de refluxo gastroesofágico, pesquisa de corpo inteiro com Iodo, MIBI, MIBG, Gálio-67, além de outros mais específicos.

Além do serviço de medicina nuclear, o Centro de Diagnósticos do Complexo Hospitalar dispõe ainda de equipamentos para ressonância magnética, tomografia computadorizada, angiografia digital, densitometria óssea, mamografia, neurorradiologia, radiologia geral, radiologia vascular e intervencionista. A integração de novos serviços visa atender as necessidades dos usuários, proporcionando maior qualidade de vida, conclui a especialista.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário