Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Quem vai à igreja corre menos risco de hipertensão, aponta estudo

Cardiologista brasileiro, autor de diversos livros sobre o tema, reitera correlação entre fé e saúde


Uma pesquisa norueguesa acompanha cerca de 120 mil pessoas desde 1984 para investigar fatores que podem ajudar a saúde, como o humor, atividades culturais e crenças religiosas. O estudo revelou que pessoas que frequentam a igreja têm pressão arterial mais baixa, mesmo quando outros fatores que poderiam influenciar no resultado eram controlados. A conclusão dos cientistas é que os religiosos são mais saudáveis.

— Até pouco tempo, muitos médicos ainda acreditavam que a religião fosse algo muito pessoal e irrelevante para a saúde. Mas pesquisas como essas vêm, no entanto, mudando esse tipo de mentalidade, tornando cada vez mais presentes os valores religiosos dentro dos consultórios médicos — comenta o cardiologista Roque Marcos Savioli, autor de livros sobre o tema.

Savioli explica que o ser humano é composto por três dimensões: a física, a psíquica e a espiritual.

— São dimensões que coexistem harmonicamente, mantendo a saúde global do indivíduo. Distúrbios em quaisquer dessas dimensões podem ocasionar disfunções tanto no corpo como no psiquismo e no espírito — defende.

Em seus livros, Savioli alerta para que homens e mulheres cuidem e prestem atenção nessas três dimensões. Na física, com a prática de exercícios, cuidados com a alimentação, consultas médicas frequentes. Na psíquica, o cuidado com a depressão e o estresse, fatores que comprovadamente têm grande influência na saúde do corpo. E também não se pode esquecer do lado espiritual.

— É comprovado cientificamente que a fé faz a diferença na evolução das doenças. Os doutores do século XXI poderão aplicar a seus pacientes a mais nova tecnologia no tratamento das doenças, além de oferecer condições para surpir suas necessidades sociais, psicológicas e espirituais — projeta o médico.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário