Neurocientista explica que há uma diferença de tempo entre o pensar e o agir que precisa ser superada
Como definir as metas certas? Para a filósofa e mestre em neurociência Bárbara Sinigaglia, é difícil falar de certo e errado, mas é possível falar de coerência. É preciso ser coerente com o que se está vivendo para definir o que é necessário manter, aperfeiçoar ou mudar no que se está vivendo.
— Há uma diferença de tempo entre a capacidade de pensar e a capacidade de agir, por isso as pessoas acabam perdendo a energia para colocar suas metas em prática — explica Bárbara.
A especialista comenta que algumas técnicas favorecem a superação dessa diferença temporal. São atividades voltadas à imaginação, concentração, e, principalmente, planejamento.
— O planejamento é uma bússola para não esquecer das metas e não desistir de alcançá-las, tendo a clareza do que é preciso fazer para atingir os objetivos — define.
Passo a passo
Bárbara destaca que é preciso discernir metas imediatas, de curto, médio e longo prazo.
— Temos um ano inteiro para distribuir nossas metas, se desconfiamos que é muito difícil atingir um objetivo e desistimos nos primeiros meses, está faltando capacidade de planejar — afirma.
Conforme a especialista, a preocupação e a tensão atrapalham a caminhada. O planejamento fornece tranquilidade para que se possa manter a energia para cumprir as metas e também para redirecionar o plano, se for necessário.
Palestra
Bárbara Sinigaglia fará uma palestra na Associação Cultural Nova Acrópole, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, nesta terça-feira, 10 de janeiro, às 20h. o ingresso é 1kg de alimento. O instituto fica na Rua João Neves da Fontoura, 56 — Centro. Informações pelo telefone (51) 3566-1867 ou pelo e-mail saoleopoldo.rs@nova-acropole.org.br.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário