Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Antes de embarcar em um cruzeiro, consulte o índice de segurança sanitária do navio

Casos de Influenza B entre tripulantes e passageiros de navio que passou pelo litoral paulista lançam alerta para a saúde a bordo


A suspeita de surto de Influenza B no navio MSC Armonia, após a morte de uma tripulante e outras 10 pessoas terem ficado doentes a bordo, é um aviso aos navegantes para que fiquem atentos à segurança sanitária antes de viajar.

Todos os navios de cruzeiro que circulam na costa brasileira passam por inspeções sanitárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia segurança sanitária de alimentos preparados no navio, água potável a bordo, piscinas e banheiras, higienização dos ambientes, gerenciamento de lixo, entre outros aspectos.

Após a avaliação, o fiscal atribui dois índices ao navio: o índice de conformidade, que indica a porcentagem dos itens do roteiro de inspeção que foram atendidos pela embarcação; e a pontuação de risco, que é o somatório dos valores de risco de cada item do roteiro de inspeção, variando de zero — navios com maior índice de segurança possível — a 5 mil — navio com menor índice de segurança possível.

Esses dados ficam disponíveis para consulta do viajante no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br), em um hotsite sobre Cruzeiros. A agência reitera que, ao deparar com irregularidades sanitárias em uma embarcação, são estabeleceidos medidas de correção necessárias com prazos definidos e o navio só é liberados para seguir viagem se atender aos padrões exigidos.

Antes de programar as próximas férias em um cruzeiro, vale consultar o hotsite Cruzeiros não só para verificar o risco sanitário do navio escolhido, conforme avaliação da Anvisa, mas também conferir dicas de saúde para antes, durante e depois da viagem. O espaço reúne material informativo sobre alimentação, higienização, proteção solar, vacinação entre outros protocolos, além de Serviço de Atendimento ao Turista.

Confira algumas dicas
:: Antes de viajar, consulte seu médico para uma avaliação

:: Evite viajar na se você for acometido por alguma doença infecciosa

:: Se precisar fazer uso de medicamentos durante a viagem, compre antes de embarcar o suficiente para todo o período e leve a prescrição médica na mala

:: Atualize as vacinas de acordo com os calendários de vacinação nacional e demais recomendações de acordo com o destino (as vacinas exigidas por cada país também estão disponíveis no site da Anvisa)

:: Se você ficar doente dentro da embarcação, comunique imediatamente à equipe de bordo para buscar atendimento médico e evite a automedicação

:: Caso apresente febre, diarreia, problemas de pele ou respiratórios ao retornar, procure imediatamente um serviço de saúde e informe as regiões que visitou.

(Fonte: Anvisa)

Por Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário