Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de março de 2012

Como os hormônios afetam a vida sexual de homens e mulheres depois dos 50

Não existe um limite de idade para se manter sexualmente ativo e isso vale tanto para os homens como para as mulheres. Mas naturalmente, com a idade, algumas coisas mudam.

Por exemplo, enquanto para as mulheres atingir o orgamo pode se tornar algo mais demorado, para os homens a ereção se torna mais difícil e a ejaculação precoce mais fácil. Os homens também, após o sexo, podem ter que esperar um pouquinho mais até estar fisicamente preparados para repetir. Assim como as mulheres, muitas destas transformações na excitação sexual estão relacionada às mudanças hormonais.

Menopausa e Andropausa
Após a menopausa, o corpo da mulher produz menos estrogênio (o hormônio feminino). Essa queda resulta em algumas mudanças físicas que podem afetar o desempenho sexual como, por exemplo, a lubrificação vaginal e a elasticidade, que diminuem. Essas mudanças podem fazer com que o sexo se torne menos confortável, até mesmo doloroso. Algumas mulheres chegam a evitar ter relações porque sentem menos prazer, mas não é bem assim.

Para resolver este problema use lubrificantes à base de água. Existem, inclusive, lubrificantes específicos. Eles são em gel e devem ser aplicado antes do sexo. Aproveite para utilizar durante as preliminares, isto também deve ajudar a melhorar a elasticidade vaginal.

Entre os homens, a queda na produção de hormônios é chamada de andropausa. Ela ocorre entre os 35 e 70 anos de idade, mas é mais comum aos 50. Diferente da menopausa, a queda nos níveis de testosterona é mais lenta e gradual. Mesmo assim também apresenta alterações físicas como queda de energia, menor vontade em se fazer sexo, diminuição da força e resistência, alterações de humor e ereções mais curtas.

Terapia hormonal
Para as mulheres, a terapia hormonal – no curto prazo – reduz alguns sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Ela também pode resolver o problema da secura vaginal. Ao fim da terapia, pode ser necessário considerar a terapia intra vaginal local, mais uma vez para evitar desconforto. A aplicação de estrogênio geralmente aumenta o fluxo sanguíneo, melhorando a sensação de lubrificação. No longo prazo, os riscos à saúde são mínimos.

Existe também a reposição hormonal para os homens, no entanto, ela é fator de risco para o câncer de próstata. Por este motivo, a terapia deve ser indicada e acompanhada por seu médico.

Quando o desejo diminui
Com a menopausa e a andropausa há, tanto o homem com a mulher têm queda nos níveis de produção da testosterona. Este hormônio tem papel importante no desejo sexual e esta queda pode afetar o desempenho sexual do casal. Isto é normal e não significa que o desejo irá sumir completamente.

A diminuição do desejo sexual também pode estar relacionada a vários outros fatores, como depressão, estresse, fadiga ou estar vinculada ao uso de alguns medicamentos. Mesmo que você desconfie de que algum remédio esteja envolvido, não pare de tomar. Apenas converse com o seu médico.

Encare esta dificuldade como uma oportunidade: a falta de desejo pode ser o que estava faltando para que o casal converse, fique mais íntimo e encontre novas formas de manter sua vida sexual mais ativa. Será necessário maior comprometimento e esforço, o que não quer dizer que será menos prazeroso. E não deixe de fazer sexo só porque está difícil: quanto mais você fizer, melhor será, tanto para o homem como para a mulher.
-
Créditos: este material aparece originalmente em inglês como Aging Women and Sex e Aging Men and Sex. Copyright © 2011 da Sexuality and U. Traduzido e reproduzido com permissão. A Sexuality and U não é responsável pela exatidão desta tradução. Esta tradução não pode ser reproduzida ou, ainda, distribuída sem permissão prévia por escrito da Sexuality and U.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário