Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de março de 2012

Dietas pobres em proteínas podem gerar perda de massa corporal

Alerta: comer proteína de menos pode gerar perda muscular
Pesquisa comprovou: privado de proteínas o corpo necessita obtê-las em algum lugar e as retira da massa magra

As pessoas que consomem calorias em excesso, em uma dieta pobre em proteínas, ganham menos peso, mas pagam um preço por isso: a perda de massa magra corporal.

Em um experimento controlado, publicado no início deste ano no periódico The Journal of the American Medical Association, os pesquisadores internaram 25 voluntários e os submeteram a uma dieta de estabilização de peso durante duas a três semanas.

Em seguida, eles os designaram aleatoriamente para dietas compostas de 5%, 15% ou 25% de proteína, empanturrando os voluntários por dois meses com uma quantidade de calorias 40% maior que a contida na dieta de estabilização de peso.

Como era de se esperar, todos eles ganharam peso.

Os voluntários submetidos às dietas rica em proteínas e normal engordaram em média 6,12 quilos e os voluntários do grupo submetido à dieta pobre em proteínas ganharam aproximadamente 3,17 quilos.

Todos eles ganharam aproximadamente 3,4 quilos de massa adiposa. Contudo, os resultados relacionados à massa magra foram diferentes.

O grupo que realizou a dieta com quantidade moderada de proteínas ganhou 2,85 quilos de massa magra e o grupo que recebeu a dieta rica em proteínas ganhou 3,17 quilos. Por outro lado, as pessoas submetidas à dieta pobre em proteína perderam 680 gramas de massa magra.

"Quando submetido a uma dieta pobre em proteína, o corpo necessita obtê-la em algum lugar e a retira da massa magra", afirmou o Dr. George A. Bray, principal autor do estudo e professor de medicina da Universidade do Estado da Louisiana.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário