Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de março de 2012

Camboja: Espelhos ajudam a combater dor-fantasma em amputado

Pacientes do Camboja que sofreram amputação de membros estão testando um tratamento que usa um espelho para enganar o cérebro e reduzir a chamada dor-fantasma. Essa sensação de dor no membro amputado afeta até 80% dos pacientes.

O reflexo do membro intacto no espelho engana o cérebro para que ele enxergue dois membros saudáveis. Isso permite que ele volte a enviar comandos para esse membro, para que ele se "mexa", aliviando a dor.

A técnica já é usada nos EUA e na Europa e ganhou fama após ser tema de um episódio da série "Dr. House" (Record e Universal) em 2009.

O treinador canadense Stephen Summer, que perdeu a perna esquerda em um acidente de moto há oito anos, está ensinando a técnica a pacientes do Camboja.

Mas o tratamento não funciona para todo mundo nem para todo tipo de dor, afirma Eric Altschuler, professor de reabilitação na Escola de Medicina de Nova Jersey, nos EUA. A sensação de ardor no membro amputado, afirma, não melhora com a técnica.
Tang Chhin Sothy - 27.jan.12/France Presse
Amputado no Camboja usa espelho para reduzir dor-fantasma; imagem duplicada engana o cérebro
Amputado no Camboja usa espelho para reduzir dor-fantasma; imagem duplicada engana o cérebro
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário