Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de março de 2012

Dermatologista explica como eliminar estrias

Há tratamentos disponíveis, mas é preciso ter paciência e disciplina para obter resultados


Entre as indesejadas imperfeições femininas, as estrias figuram entre as que estão no topo da lista. O aspecto rasgado da pele aparece quando as fibras de sustentação da derme se rompem e deixam cicatrizes no local. Em algumas pessoas, as estrias chegam brancas. Noutras, mais rosadas. São comuns no quadril, nas pernas, no seio e na barriga, no caso das mulheres. E os homens não estão livres delas. É comum aparecer na adolescência, na fase do estirão, quando a pessoa cresce demais, de repente, e o organismo não estava preparado para ser tão esticado. Gravidez e alterações hormonais são causas comuns do problema.

O difícil é tratar: as cicatrizes são irreversíveis. Há tratamentos dermatológicos e estéticos que melhoram o aspecto da pele. Se feitos logo que as estrias surgem, são mais eficientes. As menores e mais finas podem até sumir. Entre as técnicas mais modernas para se livrar das estrias, está a injeção de fatores de crescimento.

Um conjunto de substâncias (a maior parte de natureza proteica, que desempenham funções na comunicação intercelular) é aplicado através de uma agulha fina na pele, promovendo uma renovação no local e reconstruindo a pele danificada pelas estrias.

O que são as estrias?A dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que as terapias para essas lesões demandam paciência e disciplina.

:: Estrias são cicatrizes, e o tratamento é sempre complexo e lento. Dependendo da extensão, da idade e da profundidadeo, elas podem ser abrandadas a ponto de ficarem invisíveis a olho nu.

:: Outro procedimento que vem sendo bastante utilizado é a intradermoterapia, que consiste em pequenas injeções de substâncias, como a vitamina C, associadas a anestésicos, para reduzir a ardência do tratamento.

:: Esta técnica pode ser usada contra a celulite e gordura localizada, além das estrias. A aplicação é feita em microdoses de medicamentos nas áreas atingidas, com o objetivo de dar à pele um aspecto uniforme, revela Karine Bezerra, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Os melhores resultados, porém, só aparecem após alguns meses.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário