Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de março de 2012

Tamanho menor do prato não ajuda na dieta, diz estudo

P, M e G: pesquisa contradiz máxima de que prato menor ajuda a comer menos
Recurso frequentemente recomendado para reduzir o consumo de calorias não é uma estratégia eficaz, dizem pesquisadores

Usar um prato de tamanho menor para fazer as refeições não influencia na quantidade de alimento ingerido, sugere um novo estudo que desafia essa crença amplamente difundida.

O estudo foi publicado recentemente no Jornal de Nutrição Humana e Dietética.

“Pratos menores são frequentemente recomendados como um recurso para controlar o consumo. Mas isso simplesmente não é uma estratégia eficaz”, afirmou Meena Shah, professora de cinesiologia na Texas Christian University, em Fort Worth (EUA), em comunicado oficial à imprensa.

O estudo incluiu 10 mulheres com sobrepeso ou obesas e 10 participantes com peso normal. Os dois grupos foram aleatoriamente designados para almoçar usando um prato pequeno (21,6cm) ou grande (27,5cm). As mulheres foram orientadas a servir-se e a comer até ficarem satisfeitas. As voluntárias da pesquisa fizeram isso em dois dias diferentes, usando pratos de tamanhos diferentes a cada vez.

“É possível que o tamanho do prato não tenha um impacto sobre o consumo de energia porque as pessoas comem até ficarem cheias, independente dos utensílios que estão usando”, disse Shah.

Ela observou que as mulheres com sobrepeso e obesidade “relataram níveis mais baixos de fome e consumos potenciais menoes antes das refeições, e sentiram-se menos cheias após as refeições em comparação com as mulheres de peso normal – apesar de não haver diferença no consumo de energia entre os dois grupos. Isto, aponta a pesquisadora, sugere que os indivíduos com sobrepeso ou obesidade podem ter uma capacidade menor do que os adultos com peso normal de sentir fome e saciedade. "

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário