Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de março de 2012

Veja os alimentos que ajudam a envelhecer com saúde

Flavonoides e ômega 3 são substâncias consideradas aliadas na luta contra o envelhecimento


Longevidade é uma aspiração natural de qualquer sociedade, mas não basta por si só. O impacto positivo somente é sentido quando se agrega qualidade aos anos adicionais de vida. Um dos caminhos para essa questão pode ser a alimentação.

Para a nutricionista Emília Yasuko Ishimoto, utilizar alimentos funcionais é uma estratégia para atingir a longevidade com saúde. Ela explica que não há uma definição universalmente aceita para o termo "alimentos funcionais". Via de regra, é aquele alimento que, além de seu valor nutricional, apresenta benefícios sobre uma ou mais funções orgânicas. De acordo com o American Dietetic Association (ADA), esses alimentos podem ser integrais, fortificados ou enriquecidos, desde que sejam potencialmente benéficos para a saúde, quando consumidos regularmente, em níveis efetivos e como parte de uma dieta variada.

O alimento funcional contém compostos bioativos, elementos que são capazes de atuar diretamente na prevenção e no tratamento de doenças, entre eles os ácidos graxos ômega 3, as fibras solúveis, os antioxidantes e fitoesterois. Entre as substâncias com alto poder antioxidante e consideradas excelentes aliadas na luta contra o envelhecimento estão os flavonoides e o ômega 3.

— As pessoas precisam consumir uma variedade de alimentos, incluindo frutas, legumes, vegetais e grãos. Em cada produto existe uma determinada substância que previne o envelhecimento — afirma.

Veja alguns exemplos de alimentos funcionais e como eles atuam na proteção do organismo:

:: Soja e produtos integrais de aveia — redução do coleterol.

:: Suco de mirtilo — combate infecções do trato urinário.

:: Gordura de peixe — redução de triglicerídios, mortalidade por doença cardíaca e infarto do miocárdio.

:: Espinafre e couve — redução do risco de degeneração macular relacionada à idade (perda de visão).

:: Tomate — redução do risco de câncer de próstata.

:: Peru, carneiro, carne bovina, laticínios — redução do risco de câncer de mama.

:: Oleaginosas (castanhas, nozes) — redução do risco de doenças cardíacas.

:: Suco de uva ou vinho tinto — redução da agregação plaquetária.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário