Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Consumo de soja não melhora a cognição das mulheres após menopausa, mas traz outros benefícios para a saúde

Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, afirmam que o uso de suplementos de soja por mulheres na pós-menopausa não traz qualquer efeito – positivo ou negativo – com relação à memória e ao raciocínio.

O grão contém um composto chamado isoflavona, que age no organismo de maneira parecida com a dos estrogênios. Como há ausência desses hormônios após a menopausa — o que provoca sintomas como as ondas de calor —, muitas mulheres passam a consumir suplementos de soja como alternativa para essa perda hormonal.

O estudo, publicado no periódico Neurology, acompanhou 350 mulheres com idades entre 42 e 92 anos (todas já haviam passado pela menopausa). Ao longo de quatro anos, elas ingeriram diariamente 25 gramas de proteína de soja ou de placebo, e realizaram periodicamente testes cognitivos e neuropsicológicos. Ao analisarem os resultados dos testes, os pesquisadores não encontraram diferenças significativas nas habilidades mentais e cognição entre o grupo que recebeu doses de soja e as mulheres que tomaram placebo.

Outros benefícios para a saúde

No entanto, os autores ressaltam que a pesquisa não quer desencorajar as mulheres a consumirem soja para outros fins. “Se ela gosta de comer soja e isso traz outros benefícios à sua saúde, ela deve continuar fazendo o que ela está fazendo”, diz Victor Henderson, líder da pesquisa.

Ele observa ainda que, embora estes resultados sejam definitivos – Henderson afirma que o tamanho da amostra foi grande o suficiente para que se houvesse efeitos principais, os pesquisadores provavelmente teriam visto – os efeitos cognitivos das isoflavonas de soja pode ser diferente para as mulheres em idade reprodutiva e para os homens.

“Mais estudos são necessários nestas populações”, diz. Ele também enfatizou a necessidade de pesquisadores a continuar a estudar uma variedade de intervenções para melhorar a cognição em idosos, incluindo abordagens nutricionais, atividades físicas e mentais, e abordagens farmacêuticas.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário