Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Novos medicamentos para Hepatite C serão incorporados ao SUS

Telaprevir e o Boceprevir são um grande avanço para hepatologistas, que aguardavam a incorporação destes pelo Ministério da Saúde

Uma boa notícia para quem é portador da Hepatite C: os novos medicamentos Telaprevir e o Boceprevir serão incorporados no programa de medicamento de alto custo do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes trazem esperança a milhares de brasileiros que se encontram aguardando pelo tratamento, por não obterem avanços com os anteriores (Interferon-Peguilado + Ribavirina). Estes novos remédios são um grande avanço para hepatologistas, que aguardavam a incorporação destes pelo Ministério da Saúde.

Estima-se que no Brasil há aproximadamente três milhões de portadores de Hepatite C e a doença é responsável por 50% das indicações de transplante de fígado no país. O diagnóstico tardio torna o tratamento dificultado, fazendo com que 70% dos casos de câncer do fígado diagnosticados pelos hepatologistas sejam provenientes da Hepatite C. “Desses três milhões de infectados com esta doença, apenas vinte e cinco mil se encontram em tratamento na rede pública de saúde. Isso se deve à dificuldade do diagnóstico, como também à escassez de centros de referência em Hepatologia, uma vez que a especialidade tem poucos médicos no Sistema Único de Saúde do país”, alerta o médico hepatologista, Raymundo Paraná.

Paraná explica ainda que parte das indicações de transplante de fígado e do câncer deste órgão se devem ao fato de que muitos pacientes já foram tratados com medicamentos atuais, Interferon Peguilado associado a Ribavirina, e não responderam. Estes aguardam pelos novos medicamentos como esperança de cura para a sua doença.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário