Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Consumo de cafeína preserva força muscular de pessoas mais velhas

Estudo com ratos mostra que substância impulsiona força em dois diferentes músculos em idosos, efeito que não foi visto em jovens

Beber café pode ajudar pessoas mais velhas a manter a força muscular e reduzir as chances de doenças, é o que mostra estudo divulgado no jornal Daily Mail.

Pesquisa com ratos mostra que a substância impulsiona o tônus muscular em dois diferentes músculos em adultos idosos, efeito que não foi visto em jovens.

O declínio da força muscular, que ocorre com a chegada da idade, reduz também a qualidade de vida, fazendo com que as tarefas simples do dia a dia se tornem mais difíceis. O processo de como isso ocorre ainda não é muito conhecido, mas é fato que a preservação do tônus muscular é a chave para uma vida mais saudável.

Para o trabalho, a equipe da Coventry University, no Reino Unido, avaliou pela primeira vez se a cafeína também pode ter um efeito fortalecedor.

Os pesquisadores isolaram músculos de camundongos jovens e velhos e, então, testaram seu desempenho antes e depois do tratamento à base de cafeína, encontrada no café e em várias outras bebidas.

O estudo em ratos revelou que a cafeína impulsionou a força muscular em dois diferentes músculos em adultos idosos, efeito que não foi visto em jovens.

Eles observaram dois diferentes músculos esqueléticos que podiam ser controlados voluntariamente. O primeiro analisado foi o diafragma, músculo do coração usado para a respiração. O segundo foi um músculo da perna chamado estensor longo dos dedos, usado para a locomoção.

Segundo o autor da pesquisa Jason Tallis, o benefício trazido pela cafeína pode ser importante para a população em envelhecimento, uma vez que manter-se fisicamente ativo é fundamental para a saúde e para a capacidade funcional.

O consumo de cafeína também pode estar relacionado com a melhora da atividade cerebral e da memória. No entanto, pesquisas anteriores mostram que o excesso dela pode atrapalhar na absorção do cálcio, um nutriente vital para suportar os ossos durante a terceira idade.

A substância também pode aumentar temporariamente a pressão sanguínea, embora os efeitos a longo prazo ainda não sejam claros.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário