Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Inibidores de apetite são usados de forma errada, alerta Anvisa

A agência e o Conselho Federal de Medicina consideram inapropriado à combinação de remédios.

De acordo com um levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no período de 2009 a 2011 em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, os brasileiros usam remédios para inibir apetite de maneira incorreta.

Para a conclusão foram usados dados sobre as vendas dos anfetamínicos mazindol, anfepramona e femproporex (proibidos em 2011) e da sibutramina (inibidor de apetite de venda controlada) combinadas ao antidepressivo fluoxetina ou ao ansiolítico clordiazepóxido.

O estudo da Anvisa apontou distorções em relação ao uso continuado dessas drogas e à combinação de inibidores de apetite com ansiolíticos e antidepressivos, proíbido pela agência e pelo Conselho Federal de Medicina.

Outro erro cometido pelos usuários deste medicamentos são que estes fazem uso contínuo do produto, o que representa 79% dos consumidores, segundo a pesquisa.

Apesar a Anvisa considerar inapropriado tomar os inibidores continuamente, médicos brasileiros têm defendido o uso da sibutramina por tempo indeterminado.

“A obesidade é uma doença crônica, não tem sentido parar de usar um remédio se a resposta do paciente à medicação é boa”, declara o endocrinologista Márcio Mancini.

Sobre a combinação de medicamentos, o médico afirma que usar a sibutramina com antidepressivos ou ansiolíticos não é algo perigoso e que a norma só proíbe para evitar o uso indiscriminado de fórmulas manipuladas. “As pessoas fazem várias combinações de remédios, incluindo também laxantes e diuréticos”, diz o endocrinologista.

Fonte Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário